Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DESPEDIDAS

Relembre as mortes que marcaram o ano de 2022

Foto: Agência Brasil

Gazeta do Sul preparou um suplemento especial que traz as principais notícias que marcaram o ano de 2022. Relembre as mortes que ocorreram neste ano:

JANEIRO

Dia 6, morreu, aos 90 anos, o médico Sérgio Paulo Bertoglio. Ele foi um dos fundadores da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, em 1971, e presidiu a cooperativa entre os anos de 2003 e 2009. Foram mais de 52 anos de trabalho médico dedicados à comunidade regional.

LEIA MAIS: Ex-presidente da Unimed VTRP morre aos 90 anos

Publicidade

Dia 17, morreu, aos 66 anos, em Porto Alegre, o major Ricardo Moraes. Foi vítima de uma parada cardíaca. A Associação dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar emitiu nota de pesar nas redes sociais.

FEVEREIRO

O ex-prefeito de Agudo, Lauro Reinoldo Reetz faleceu na segunda-feira, 14, no Hospital Agudo, aos 81 anos. Ele foi sepultado no Cemitério Evangélico de Rincão do Pinhal. Ainda na segunda, foi realizado cortejo pelas principais ruas da cidade, saindo da Prefeitura. O caixão foi levado pelo Corpo de Bombeiros Voluntários do município até o cemitério. Lauro estava internado na casa de saúde e morreu vítima de Covid-19.

Santa Cruz do Sul despediu-se, na quinta-feira, 17, de Jorge Fernando Verri Peçanha, ícone do atletismo local por ter sido um dos precursores da modalidade no município, com um longo trabalho como treinador pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Aos 67 anos, ele estava internado no Hospital Santa Cruz. Diagnosticado com Covid-19, o professor Peçanha, como era chamado, sofria do mal de Alzheimer nos últimos anos. Ao lado da esposa, Maria Cristina, criou três filhos: Juliano, Fabiano e Luciano.

Publicidade

LEIA MAIS: Morre o treinador Jorge Peçanha

Vítima de insuficiência cardíaca, o ex-técnico do juvenil do EC Avenida, Victor Wartchow, faleceu dia 27, aos 82 anos, no HSC. Com mais de 60 anos passou a dedicar-se somente às atividades pessoais e familiares em sua chácara, em Rio Pardinho.

MARÇO

A empresária candelariense Sônia Lange morreu na manhã da terça-feira, 15, em Santa Cruz do Sul. Proprietária da Cerâmica Candelária, estava internada no Hospital Ana Nery, mas não resistiu às complicações causadas pela Covid-19. Foi encaminhada ao Memorial Crematório São José, em Caxias do Sul.

Publicidade

ABRIL

Dama da literatura nacional, uma das mais amadas escritoras brasileiras, Lygia Fagundes Telles morreu na manhã do domingo, 3, aos 98 anos. Em 1985 foi eleita para ocupar a cadeira 16 da Academia Brasileira de Letras.

Morreu, na manhã da segunda-feira, 25, o sambista Eloir Guedes, o Lói, aos 78 anos. O artista estava internado há dez dias no Hospital Ana Nery e sofria complicações de saúde nos últimos meses. O santa-cruzense foi tema de um curta-metragem produzido pela Pé de Coelho Filmes, chamado Aquele da Paixão.

MAIO

Faleceu na manhã de domingo, 29, em Florianópolis (SC), o médico pediatra Ibanez Lara, aos 86 anos. Ele teve complicação decorrente de um problema agudo intestinal. Anteriormente, havia passado por tratamento e foi submetido a cirurgia. Estava sedado e internado na UTI desde a sexta-feira, 27. Ibanez, natural do Rio de Janeiro, viveu boa parte da vida em Santa Cruz o Sul.

Publicidade

JUNHO

Dom Aloísio Sinésio Bohn

Aos 87 anos, dom Aloísio Sinésio Bohn morreu na noite da quinta-feira, 9 de junho. O falecimento do bispo emérito de Santa Cruz do Sul consternou a comunidade. De acordo com a Diocese de Santa Cruz do Sul, o líder religioso estava hospitalizado, mas havia recebido alta. Na Casa Amparo Fraterno, onde residia, não resistiu a uma pneumonia e faleceu por volta das 20 horas.

LEIA MAIS: Vítima de pneumonia, Dom Sinésio Bohn morre aos 87 anos

Tradicionalistas de toda a região ficaram de luto após o falecimento de Luiz Clovis Vieira, 57 anos, e da mãe dele, Erna Mello Gama Vieira, 88. Ambos morreram na terça-feira, 14, e foram velados no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rincão da Alegria, em Santa Cruz do Sul. Luiz era o coordenador da 5a Região Tradicionalista. Ele estava internado no Hospital Militar de Porto Alegre desde 27 de maio, para onde fora transferido após sofrer um AVC hemorrágico em sua casa.

Publicidade

Dia 22, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) perdeu um de seus fundadores, o médico Oswaldo Wolff Dick, natural de Vera Cruz. Ele faleceu aos 96 anos e com mais de 60 de carreira.

JULHO

O ex-prefeito de Encruzilhada do Sul Artigas Teixeira da Silveira faleceu na terça-feira, 19, aos 78 anos. Ele comandou a administração municipal por três mandatos, de 2005 a 2008, 2009 a 2012 e 2017 a 2020, sempre filiado ao PP. Veterinário, deixou a esposa Marta Silveira e dois filhos.

LEIA MAIS: Ex-prefeito Artigas da Silveira morre aos 78 anos

Natural de Santa Cruz do Sul, faleceu no dia 28 de julho, em Porto Alegre, o advogado Nestor José Forster. Deixou enlutados a esposa, seis filhos, nove netos, três bisnetos e demais familiares. Era pai do embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Nestor Forster Júnior. Deixou Santa Cruz para cursar o Clássico (modalidade do Ensino Médio voltada à área das ciências humanas) no Colégio Anchieta. Posteriormente, ingressou na faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Cézar Delmar Gonçalves da Silveira faleceu no dia 31 de julho, aos 64 anos. Conhecido por pessoas próximas como Melinho, era casado com Josi Corte e tinha quatro filhos: Rita Fraga, Juliana Silveira, Júlio Cézar Silveira e Vinícius Corte da Silveira. Em 2017, foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença rara, irreversível e sem cura. Presidiu a Associação Santa-Cruzense de Futsal (Assaf), equipe que esteve em atividade entre 2005 e 2019.

AGOSTO

O ex-prefeito e ex-vereador de Encruzilhada do Sul Antônio Carlos Mesquita Pereira faleceu no sábado, 6, aos 84 anos, no Hospital Santa Bárbara. Mesquita governou o município por dois mandatos, de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996, e foi um dos principais líderes do Partido Progressistas local. Recebeu, em dezembro de 2019, o título de Cidadão Amaralense, como reconhecimento por sua ajuda na emancipação.

LEIA MAIS: Morre o ex-prefeito de Encruzilhada do Sul Antônio Carlos Mesquita

Faleceu na quinta-feira, 18, no Rio de Janeiro, onde residia desde antes da pandemia, o santa-cruzense Patrick Francis Fairon, aos 94 anos. Ele nasceu em 6 de dezembro de 1927, sendo o primogênito do irlandês Patrick Joseph Fairon e de dona Ana Guilhermina Frantz, a Anita, por sua vez irmã de Francisco José Frantz, o fundador da Gazeta do Sul.

SETEMBRO

A rainha Elizabeth II, a monarca com o reinado mais longo da história britânica, morreu aos 96 anos, informou o Palácio de Buckingham, no período da tarde da quinta-feira, 8. Pela manhã, em um curto comunicado, o Palácio havia informado que os médicos estavam preocupados com a saúde de Elizabeth e a colocaram sob supervisão. Seu filho Charles assumiu o trono, aos 73 anos.

OUTUBRO

Faleceu na quarta-feira, 12, Clóvis José Hoppe, aos 79 anos. A Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e a Coordenação Executiva da 37a Oktoberfest manifestaram pesar. Ele foi presidente da festa em três edições (1989, 1990 e 1991). À época, o secretário do Turismo presidia o evento, que era organizado integralmente pela Prefeitura.

LEIA MAIS: Clóvis Hoppe, ex-presidente da Oktoberfest, falece em Santa Cruz do Sul

O ex-prefeito de Segredo, Alencar José Feron, faleceu na madrugada de sábado, 22, aos 59 anos. O engenheiro agrônomo lutava contra um câncer. Vereador no mandato de 2001 a 2004, prefeito por dois mandatos, de 2009 a 2016, pelo MDB, Feron atuava no escritório municipal da Emater/RS-Ascar, onde também ocupou a função de chefe.

NOVEMBRO

O pastor aposentado da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB) Armindo Müller morreu na terça-feira, 29, aos 80 anos. Ele faleceu por volta das 13 horas no Hospital Santa Cruz, onde estava internado desde sábado, 26. Tratava de um câncer na próstata há muitos anos. Em setembro houve complicações nos rins. Antes disso, em agosto, lançou o livro Caminhos da vida: reflexões sobre um novo jeito de viver.

DEZEMBRO

Uma das figuras conhecidas na área médica de Santa Cruz, o médico Carlos Cesar Leopardo faleceu na terça-feira, 27, aos 80 anos. Atuando na área de cirurgia cadiovascular, ele faleceu no Hospital Ana Nery, de causas naturais.

Morreu na quinta-feira, 29, o Rei do Futebol. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 29 de novembro. A internação aconteceu em virtude de uma infecção respiratória após ele contrair Covid-19 e para a reavaliação do tratamento do câncer no cólon.

LEIA TAMBÉM: Pelé morre aos 82 anos em São Paulo

Também faleceram em 2022: Elza Soares (cantora), Olavo de Carvalho (professor), David Coimbra (jornalista), Milton Gonçalves (ator), Luiz de Miranda (poeta), Jô Soares (humorista), Armindo Antônio Ranzolin (jornalista), Gal Costa (cantora), Rolando Boldrin (músico), Erasmo Carlos (cantor) e Nélida Piñon (escritora).

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.