Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Relembre a história dos primeiros cemitérios de Santa Cruz

Primeiro cemitério de Santa Cruz do Sul foi palco de fuzilamentos durante a Revolução Federalista. O fato é verídico, mas os morros ao fundo não existiam

Nesta véspera de Finados, vamos lembrar a história dos primeiros cemitérios de Santa Cruz. Após a demarcação das 25 quadras da futura vila, em 1854 a direção da colônia indicou uma área para sepultamentos. Situava-se na confluência das atuais ruas Venâncio Aires, Tiradentes e Av. Independência (onde é a Comunidade Evangélica).

As ruas ainda não existiam e o terreno era distante do Centro. O enterro dos católicos ocorria no quarteirão onde está a Igreja Evangélica. Os evangélicos tinham os túmulos onde hoje é o leito da Rua Tiradentes em direção à Av. Independência, 100 (atual sede da Guarda Municipal).

O cemitério foi palco de fuzilamentos em 1894, durante a Revolução Federalista. Por ordem do chefe da Guarda Nacional, três revoltosos foram mortos no portão e enterrados no local. A cena foi retratada em uma tela de autor desconhecido. O quadro virou cartão-postal e foi enviado até para o exterior. O pintor não foi fiel ao ambiente, pois os morros que aparecem ao fundo não existiam.

Publicidade

Em outubro de 1899, o intendente Jorge Eichenberg criou o novo Cemitério Municipal, nos altos da Av. Indepedência, então chamada de Entrada Rio Pardinho. A área ficava longe do Centro e pertencia a Jorge Zingler e parte a Gustavo Iserhard. Com isso, o antigo cemitério foi desativado.

Em 1919, a intendência vendeu para a Cia. de Fumos Santa Cruz uma parte da gleba do velho cemitério. Durante escavações da obra, alguns caixões foram desenterrados. Em setembro de 1951, ao mexer no leito da Rua Tiradentes (entre a Venâncio Aires e Ernesto Alves), o fato voltou a repetir-se.

Em 2000, quando a Prefeitura instalou a Secretaria da Habitação no prédio onde ficava a indústria Sulina, na Av. Independência, também algumas lápides foram desenterradas.

Publicidade

Estrada para Rio Pardinho (hoje Avenida Independência) levava ao novo cemitério

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.