Aproveitando o entusiasmo da torcida com a volta do FC Santa Cruz à elite do futebol gaúcho, vamos lembrar um pouco da sua história. A fundação ocorreu em 26 de março de 1913, na Pensão Schmidt, que ficava onde hoje é o Hotel Schultz (em frente ao Restaurante Centenário). O prof. André Klarmann teve a iniciativa de criar um clube de futebol. Ele era alemão, foi um dos diretores da Deutsche Synodal Schule (Colégio Mauá) e veio morar na cidade por volta de 1910.
Em assembleia com a presença de 15 jovens, constituiu-se o Foot-Ball Club Santa Cruz (FBCSC), com as cores preto e branco. Entre os fundadores estavam Oscar Becker, Alfredo Schirmer, Carlos Lund Fº, Jorge Eichenberg Fº, Ernesto Frantz, Arnoldo Lindenmayer, Reinaldo Binz, Alfredo Binz, Osvaldo Schütz e Sadi Schmidt.
LEIA TAMBÉM: Pinturas artísticas na Catedral
Publicidade
O primeiro presidente foi Klarmann, tendo como vice Ernesto Frantz. Para tesoureiro foi escolhido Oscar Becker. Gustavo Dreher e Arnoldo Lindenmayer foram indicados como secretários (1º e 2º, respectivamente).
Após vários treinos no campo da Várzea, em 26 de julho de 1913 o FBCSC realizou a primeira viagem, para um jogo em Candelária. A delegação saiu em carroças, logo após o meio-dia de sábado, e chegou no final da tarde, pernoitando no Hotel dos Viajantes. No domingo, os atletas foram a pé para o campo, acompanhados de uma bandinha. O Santa Cruz venceu a partida e, à noite, os jogadores ainda participaram de um baile. O regresso ocorreu na manhã de segunda. O comboio foi comandado por Henrique Filter. Ele possuía um serviço de diligências e conhecia bem a estrada para Candelária.
LEIA TAMBÉM: Saiba quem foram os primeiros funcionários públicos de Santa Cruz
Publicidade
O leitor Fernando Hennig guarda, no museu do Kaffehaus (Sinimbu), o livro O Rio Grande do Sul Esportivo, de 1918. Nele consta a foto que seria do primeiro time do Santa Cruz e do seu primeiro capitão, Franklin Mendes. Os jogos do Galo ocorreram sempre no Estádio dos Plátanos. Inicialmente, o local foi emprestado por Ernesto Iserhardt. Em 1922, ele vendeu a área ao clube, por um preço módico.
Pesquisa: Arquivo da Gazeta do Sul
LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.