Colunistas

Relembre a expansão do Banco do Brasil em Santa Cruz

Aproveitando que em 2022 o Banco do Brasil (BB) comemora 80 anos de instalação em Santa Cruz do Sul, vamos lembrar dos locais onde ele já funcionou. Aberto em 25 de abril de 1942, o BB começou como subagência, jurisdicionada pela regional de Cachoeira do Sul.

O primeiro endereço foi na Rua Ramiro Barcelos, 1.109, onde mais tarde funcionou o Sulbanco. O prédio ainda existe e abriga a Aviamentos Barbian. Eram apenas três pessoas na época: Theophilo Ávila de Araújo (agente), Ortti Purper (assistente) e o funcionário Waldir de Freitas. Um ano depois, Purper foi nomeado gerente, ficando no cargo até janeiro de 1970. Ele foi o mais longevo dos gerentes.

Com a rápida expansão, logo o BB precisou de espaço maior, passando então para a Rua Marechal Floriano, 630 (onde depois foi a loja de móveis da Comercial Rex). Hoje, ali está a loja Becker. O prédio foi alugado de Arnaldo Hennig. A instituição não parava de crescer e, por isso, a direção decidiu construir uma ampla e moderna sede.

Publicidade

Em julho de 1961 foi inaugurada a nova agência, na esquina das ruas Borges de Medeiros e Tenente Coronel Brito. O prédio hoje está fechado e já abrigou órgãos da Prefeitura. Com três andares, era um dos mais modernos do Estado, com 1,5 mil metros quadrados.

Agência ganhou sua primeira sede própria em 1961, na Borges de Medeiros, esquina com a Brito | Foto: Arquivo da Gazeta do Sul

Finalmente, em 28 de setembro de 1979, o banco inaugurou a sede definitiva na cidade. O majestoso edifício fica na Rua Marechal Deodoro, 512, com 3.098 metros quadrados.

* Pesquisa: Arquivo da Gazeta do Sul

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.