Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Relatos sobre indígenas e progresso nas cartas enviadas à Alemanha

Intendência, Colégio Distritral e Igreja Protestante: fotografia virou cartão-postal e era enviada para fora do Brasil | Foto: Arquivo da Gazeta do Sul

Encerramos nesta segunda-feira, 24, a publicação de resumos de cartas que o imigrante Adam Claas encaminhou a familiares na Alemanha. Em 1908, contou sobre a passagem de indígenas pela picada Rio Pardinho, onde sua família residia. Também prometeu que enviaria um cartão-postal mostrando três prédios belíssimos de Santa Cruz: Intendência (prefeitura), Colégio Elementar e Igreja Protestante.

Os imigrantes que chegaram a partir de 1849 não registraram a existência de tribos fixas na região, mas há relatos de passagens de índios (bugres) nômades pelo interior de Santa Cruz. Na época, nosso território era bem maior, englobando áreas que hoje formam Sinimbu, Vera Cruz, Vale do Sol, Herveiras e Gramado Xavier.

LEIA TAMBÉM: Faltava o retrato

Publicidade

Segundo Claas, no último verão, os índios passaram na estrada onde morava. “Eles imploravam por comida e, quando atendidos, tornavam-se mais confiantes.” Ele os descreve como sendo de cor castanho-sujo, com longos cabelos negros pendurados ao redor da cabeça, “dando-lhes um ar bastante selvagem”.

Explicou que comiam tudo cru, inclusive ratos e afins. Disse que, na propriedade de um vizinho, uma vaca morreu e o proprietário decidiu aproveitar apenas o couro do animal e deixou os restos jogados para os abutres. Mas os selvagens vieram e comeram a carne com apetite colossal. Com o tempo, alguns tornaram-se mais audaciosos e jogavam pedras nos telhados, nas portas das casas e aí desapareciam na floresta.

Disse que, no ano anterior (1907), os ratos causaram grande prejuízo, destruindo o milho, batata e outros. Mas comemorou que os gafanhotos não tinham aparecido. Ainda contou sobre a festa que foi feita em Rio Pardinho, em 27 de outubro de 1907, para comemorar os 50 anos da chegada das primeiras famílias na localidade. Por último, destacou que Santa Cruz estava crescendo, com bonitas construções. Prometeu que logo mandaria um cartão-postal da Prefeitura, Colégio Distrital e da Igreja Protestante.

Publicidade

*Colaborou: Fernando Hennig

LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.