A segunda edição do Relatório Sondagem de Safras divulgada pela Sicredi atualizou as informações sobre a produção de grãos. Estima-se que a safra de soja será de 146,2 milhões de toneladas, uma redução de 1,4% em relação à análise divulgada em abril. Para o milho (primeira safra), projeta-se uma colheita de 23 milhões de toneladas, o que representa variação negativa de 0,1%.
“A estimativa da safra de soja sofreu redução de 2,1 milhões de toneladas, sendo que esse ajuste foi influenciado pelos eventos climáticos no Rio Grande do Sul. Também revisamos a produtividade do milho em função das cheias. No entanto, observa-se que a safra gaúcha desses grãos será superior em comparação com 2022/2023, quando uma estiagem impactou severamente as lavouras”, diz André Nunes de Nunes, economista-chefe do Sicredi.
LEIA TAMBÉM: Expointer vai acontecer na data prevista
Publicidade
Ainda conforme a Sondagem, estima-se uma queda na produção de soja no Brasil (-5,4%) em relação à safra anterior, provocada por uma redução na produtividade (-8,8%). Quanto à situação das lavouras de soja, 47% delas são apontadas em boas condições, 35% em condições médias e 18% em ruins. A colheita do grão já atinge 95,5% em âmbito nacional.
A produção do milho, projetada em 23 milhões de toneladas na primeira safra e em 87,2 milhões de toneladas na segunda safra, também é menor comparando-se ao ciclo anterior. A colheita (primeira safra) chega a 68,8% das áreas. No Rio Grande do Sul, esse índice atinge a marca de 88,4%.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.