O Reino Unido deixou oficialmente a União Europeia à meia noite pelo horário de Bruxelas, 23h no Reino Unido e 20h pelo horário de Brasília. Um relógio com contagem regressiva para o Brexit foi projetado na sede do governo britânico, em Londres. A saída do Reino Unido do bloco comum é resultado de um plebiscito realizado em junho de 2016 no qual a maioria da população decidiu pela separação.
“Quaisquer que sejam os solavancos na estrada à frente, eu sei que teremos sucesso”, afirmou o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, em discurso veiculado às 19 horas (de Brasília). Mais cedo, cerca de 5 mil pessoas estavam reunidas em frente ao Parlamento britânico para celebrar o divórcio entre o Reino Unido e a União Europeia. O foco agora serão as negociações comerciais entre Londres e Bruxelas, que deverão começar no início de março.
LEIA MAIS: Cresce número de reclamações de assédio contra imigrantes após votação do Brexit
Publicidade
Usada muito raramente, a conta “UK Prime Minister 10@DowningStreet” na rede social Twitter, que traz informações oficiais do governo do Reino Unido, lembrou logo cedo aos britânicos que esta sexta-feira, 31, é a data histórica da saída do país da União Europeia (UE), o chamado Brexit. “Hoje é o dia em que o Reino Unido está deixando a UE”, trouxe a postagem, acompanhada por um curto vídeo com paisagens de várias partes do país por uma peça publicitária que repete a expressão “hoje é o dia”.
O governo preparou uma série de eventos para marcar a data. Em vez da tradicional reunião matinal dos membros da administração com o primeiro-ministro Boris Johnson, realizada normalmente na sede do governo, no número 10 de Downing Street, o encontro foi feito nesta sexta em Sunderland, no litoral Norte da Inglaterra. A cidade foi escolhida por ter sido a primeira a declarar apoio ao Brexit há três anos e meio. Ela também é um símbolo da promessa da atual administração de dar mais atenção à região, tirando seu foco principal de Londres e demais cidades do Sul.
Uma moeda comemorativa do Brexit também entrou em circulação nesta sexta, com os dizeres “Paz, prosperidade e amizade com todas as nações”.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: OMS declara emergência global por causa do coronavírus
This website uses cookies.