Sempre que a internet de banda larga falha, como de praxe, os atendentes do serviço pedem que o modem ou roteador sejam reiniciados. Entretanto, será que o procedimento realmente resolve o problema? Para entender se a prática funciona, é preciso saber os motivos pelo qual os aparelhos travam.
Geralmente, a internet cai devido aos “picos de luz” – descarga de energia elétrica – que podem sobrecarregar aparelhos ligados nas tomadas. Quando o modem recebe esta sobrecarga, as portas de conexão que distribuem o sinal de internet para os outros aparelhos são travadas.
Outro motivo comum da instabilidade no sinal da internet é o excesso de tarefas no modem. Quando o aparelho permanece muito tempo ligado, ele pode acumular erros de sinal, fazendo com que a internet caia. Em ambos os casos, reiniciar o aparelho, realmente pode corrigir o problema.
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Porém, quando a falha não é do modem e sim da distribuição da internet, reiniciar o aparelho não vai resolver a situação. Para saber se o modem está recebendo o sinal da internet, o usuário deve acessar o painel de configuração do roteador. O acesso é feito pelo navegador, utilizando o endereço gateway e os dados da rede.
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