Polícia

Reinauguração do Ciope é uma das metas do Comando Regional da Brigada Militar para 2023

Na manhã desta terça-feira, 7, o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP) e os componentes da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul visitaram o Centro Integrado de Operações e Emergências (Ciope). No local, foi investido em torno de R$ 150 mil, com recursos oriundos do Poder Legislativo. O repasse aconteceu no ano passado, durante a gestão do vereador Rodrigo Rabuske (PTB).

Com o valor, foi possível efetuar o aparelhamento do Centro Integrado, além da compra de armamento para o 23°BPM. Neste manhã, foram planejadas algumas ações para este ano. Uma das principais é a reinauguração do Ciope. A unidade é uma central de despacho e atendimento de ocorrências urgentes ou emergenciais, com atuação regional.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura e BM ampliam parceria para o videomonitoramento

Publicidade

Para viabilizar essa meta, o Ciope aperfeiçoará a estrutura operacional, assegurando o atendimento rápido, que consequentemente, permitirá a execução das ações de forma integrada e otimizada. Uma das melhorias se refere à tecnologia denominada Sinesp CAD – Central de Atendimento e Despacho, que permite o suporte a serviços públicos emergenciais, integrando o atendimento de forças de Segurança Pública e outros órgãos, otimizando a gestão de recursos e diminuindo o tempo de resposta, além de melhorar o planejamento operacional.

A centralização do sistema de GPS das viaturas da região é outro ponto a ser aperfeiçoado. Além de ser útil para o melhorar o planejamento e o controle operacional e administrativo, mostra-se importante para o policial militar em serviço, como meio de navegação, auxiliando-o a chegar de forma mais rápida aos locais de ocorrência.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz do Sul recebe novos veículos para Brigada Militar

Publicidade

Outro ponto é a Vigilância Colaborativa, ferramenta voltada à otimização das ações de polícia e inteligência policial. Ela permite a disponibilização de imagens em tempo real para os órgãos policiais, possibilitando a análise e elucidação de crimes. Por consequência, ajuda na obtenção de resultados satisfatórios para a sociedade, ampliando o espectro de abrangência frente ao combate da criminalidade e violência.

O Ciope também vai contar com a tecnologia de percepção de imagens através de Video Wall, que consiste em uma rede de telas digitais gerenciadas de forma centralizada e programáveis para exibir informações, viabilizando tomadas de decisões mais assertivas, em um curto espaço de tempo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.