Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Futebol

Regra das cinco substituições por partida é fixada de forma definitiva

Presidente da Fifa, Gianni Infantino também comentou sobre detecção semiautomática do impedimento

As cinco substituições para cada equipe durante uma partida de futebol foram validadas de maneira definitiva pela International Board (IFAB), o organismo que determina as regras do esporte, nesta segunda-feira, 13, em Doha. A medida foi adotada de forma provisória por conta da pandemia de Covid-19, quando os calendários foram adaptados com um elevado número de partidas por disputar após os primeiros meses de confinamento.

A alteração à “lei 3” do futebol, que previa um máximo de três substituições por equipe e por jogo, havia sido decidida pela IFAB em maio de 2020 e deveria prosseguir até o fim de 2021 para as competições de clubes e até 31 de julho de 2022 para as partidas internacionais. Em outubro de 2021, os integrantes da International Board deram a cada competição a opção de aprovar ou não as cinco substituições por equipe. Nos campeonatos nacionais, a regra foi mantida, com a possibilidade de cinco trocas.

Mas nem todos os países mantiveram o maior números de mudanças por jogo. Na Inglaterra, a Premier League retornou ao formato de três alterações por partida, mas já havia aprovado as cinco substituições por time para a próxima temporada. Além disso, os membros da IFAB “decidiram aumentar o número máximo de reservas na súmula da partida de 12 para 15, de acordo com o desejo dos organizadores das competições”, diz um comunicado divulgado pela instituição.

Publicidade

Outra questão tratada foi a detecção semiautomática do impedimento, que a Fifa planeja utilizar na Copa do Mundo do Catar, neste ano. Conforme a entidade, a avaliação dos equipamentos “continua” e “até o momento é muito satisfatória”, afirmou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, ao final da 136ª assembleia geral anual da IFAB. “Nossos especialistas vão examinar antes de decidir se utilizaremos ou não no Mundial”, acrescentou Infantino, enquanto Pierluigi Collina, presidente da Comissão de Árbitros da Fifa, declarou ter “confiança” sobre o uso da medida no torneio.

A tecnologia semiautomática promovida pela Fifa deve permitir mais agilidade na tomada de decisão. O sistema é baseado em câmeras usadas para exibição das partidas na televisão, assim como em câmeras específicas, que determinam a posição exata dos jogadores no gramado, o que oferece aos árbitros informações precisas e rápidas.

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante GazetaClique aqui e faça sua assinatura!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.