Santa Cruz do Sul

Registro de Imóveis retoma atendimento em Santa Cruz

O Cartório de Registro de Imóveis de Santa Cruz do Sul voltou a realizar os atendimentos na última terça-feira. O local estava fechado desde o dia 15, quando a direção do Fórum precisou verificar um novo registrador para comandar os serviços, após o falecimento de Paulo Heinrich, na noite do dia 12.
De forma interina, a registradora Juliana Follmer, titular do Cartório de Registro de Imóveis de Lajeado, estará à frente da unidade de Santa Cruz até que ocorra a nova nomeação pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS).

O fechamento temporário foi necessário, pois com a morte de Paulo Heinrich, aos 76 anos, todos os funcionários tiveram que ser desligados do Cartório, como explica o assessor jurídico do Registro de Imóveis, Jorge Renato dos Reis, 61 anos. “O cartório é um serviço público exercido por um particular por delegação. Quando o oficial registrador se aposenta ou morre, o Tribunal de Justiça nomeia um interino para o cargo até a nomeação de um novo titular, por meio de concursos específicos para a área.”

LEIA TAMBÉM: Imply investirá R$ 10 milhões em Santa Cruz; veja detalhes

Publicidade

O Registro de Imóveis contava com 45 funcionários e, destes, 38 foram recontratados. Conforme a juíza diretora do Fórum de Santa Cruz, Luciane Inês Morsch Glesse, o TJ/RS não autorizou a manutenção de alguns salários por considerar os contratos como novos. “Então, alguns funcionários entenderam que não gostariam de continuar.” Ela ressalta que toda a despesa do local vai necessitar de análise do tribunal até a chegada de um oficial registrador titular.

De acordo com Reis, os funcionários são demitidos porque quem faz a contratação não é o cartório e sim o oficial registrador. “Em caso de morte ou aposentadoria, a delegação dele é encerrada. Agora, os funcionários foram contratados pela nova registradora, e o serviço continua a ser prestado como era e com a mesma qualidade.”

Em razão dos dias sem atendimento, alguns negócios jurídicos tiveram que aguardar a retomada dos serviços, como a liberação de valores de financiamentos imobiliários, que ocorre apenas após a efetivação do registro da garantia. Outras operações também são feitas no local, como registro de compra e venda, registro de promessa de compra e venda, registro de alienação fiduciária, usucapião extrajudicial, retificação de registro de imóveis, incorporações, loteamentos e condomínio de lotes.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Inaugurada revitalização da Emei Paraíso Infantil

Para entender

O falecimento de Paulo Heinrich aconteceu na noite de sexta-feira, 12. Com isso, a direção do Fórum foi comunicada pelo assessor jurídico Jorge Reis. A juíza diretora do Fórum teve que acionar de imediato a Corregedoria Geral de Justiça para que fosse considerada vaga a serventia e autorizada a busca, de preferência dentro de uma distância de até 100 quilômetros, por um oficial registrador interino para ocupar o cargo em Santa Cruz. Juliana Follmer, atual titular do Cartório de Lajeado, habilitou-se a assumir de forma interina o cargo ainda na noite da terça-feira, 16.

Ela chegou ao Município no dia seguinte para abrir o Cartório, mas sem funcionários, precisou aguardar a ordem do Tribunal de Justiça para fazer as contratações. Sem a autorização, o órgão teve que ficar fechado na quinta-feira e sexta-feira. A liberação foi concedida na segunda-feira, 23, reabrindo com os novos funcionários na terça-feira.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.