Política

Região volta a ter representante na presidência da Assembleia Legislativa

O parlamento gaúcho empossou, em sessão solene na tarde dessa quarta-feira, 31, o novo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Diante de autoridades, familiares e lideranças políticas, o deputado Adolfo Brito (Progressistas) assumiu a gestão do segundo ano da 56ª Legislatura. Realizada no plenário Vinte de Setembro, a cerimônia foi marcada pelo primeiro pronunciamento como líder do Legislativo.

Emocionou-se ao agradecer a família e relembrar a jornada, de vereador a prefeito de Sobradinho, sua cidade natal, até alcançar o cargo de deputado estadual, acumulando oito mandatos consecutivos. “Não queremos envergonhar o parlamento gaúcho, um parlamento que tem uma história de trabalho e dedicação que está presente nas horas decisivas”, garantiu.

LEIA TAMBÉM: Helena Hermany anuncia mudança no primeiro escalão

Publicidade

O destaque foi o tema escolhido para sua gestão: reservação de água, irrigação e piscicultura. Com as três, almeja fortalecer o setor agropecuário gaúcho, oportunizando o desenvolvimento dos agricultores e a permanência dos jovens no campo. “Essa será a nossa pauta, com muito trabalho, força, garra e determinação.”

Para o deputado, é necessário mobilizar e escutar as forças públicas e entidades na elaboração de um projeto para enfrentar os problemas causados pelas mudanças climáticas, em especial a estiagem, que tem prejudicado o Estado nos últimos anos e abalado os produtores. “Chega de dependermos só de São Pedro. Quantas safras já perdemos? Nos últimos cinco anos, perdemos três safras cheias. É hora de darmos as mãos”, afirmou. “Todo mundo tem interesse, mas até agora não houve uma ação firme, forte e definida para estabelecer um projeto. Não quero passar em vão, quero fazer o trabalho seguir.”


“Não quero passar em vão, quero fazer o trabalho seguir”, afirmou Adolfo Brito no discurso | Foto: Fernando Gomes

LEIA TAMBÉM: Coluna TCE Esclarece estreia na Gazeta

Publicidade

Para tornar o projeto viável, frisou a necessidade de integração com as entidades ligadas ao meio ambiente, de modo que os trabalhos de enfrentamento à seca não comprometam a natureza e o ecossistema. “Não queremos nada que seja desfavorável ao nosso meio ambiente”, atestou.

Além de Brito, a Mesa Diretora será composta por Paparico Bacchi (PL) como 1º vice-presidente, Eliana Bayer (Republicanos) como 2ª vice-presidente, Pepe Vargas (PT) como 1º secretário, Vilmar Zanchin (MDB) como 2º secretário, Luiz Marenco (PDT) como 3º secretário e Dr. Thiago Duarte (União) como 4º secretário. Os suplentes de secretário serão Issur Koch (PP), Delegada Nadine (PSDB), Gaúcho da Geral (PSD) e Elton Weber (PSB).

LEIA TAMBÉM: Rio Grande do Sul fecha 2023 com resultado positivo nas contas públicas

Publicidade

Retomada dos trabalhos

A posse de Brito marcou a abertura dos trabalhos da Assembleia em 2024. Representantes do Vale do Rio Pardo participaram da solenidade e destacaram o papel do colega na condução dos trabalhos. A Gazeta Grupo de Comunicações fez a cobertura da cerimônia. Ao jornalista Ronaldo Falkenback, da Rádio Gazeta FM 107,9, os parlamentares analisaram o novo momento. 

O rio-pardense Edson Brum, atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, prevê um período de decisões importantes. Até então, ele havia sido o último político da região a assumir a presidência da Casa, em 2015. Em sua fala, destacou a necessidade de a casa manter um papel equilibrado, especialmente diante do acirramento político e da polarização. “Não tenho dúvida de que a Assembleia este ano vai ter que ser muito firme. Nós não temos problemas, eu estou lá no Tribunal de Contas e estou vendo os números. Cresceu muito a despesa pública, tanto das prefeituras quanto do governo do Estado”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Luciano Hang é condenado a pagar R$ 85 milhões por coagir empregados em eleição

Publicidade

A deputada federal Kelly Moraes (PTB-RS) também acompanhou a solenidade. Ela destacou o trabalho do novo presidente do Legislativo. Para ela, não há dúvida de que Brito fará um excelente mandato. “Sempre foi liderança na agricultura, sempre presidiu na Comissão de Agricultura, um conhecedor do tabaco, um conhecedor da agricultura, um homem que está perto, que conhece a nossa região.”

Perfil

Natural de Sobradinho, Adolfo José Brito nasceu em 30 de maio de 1950, na localidade de Posse do Caçador. Filho de Leopoldo Brito e Maria Rodrigues Brito, começou a trabalhar ainda criança, ajudando os pais no sustento do lar. Trabalhou como engraxate de sapatos, entregador de jornais, vendedor de frutas e até operador de rádio. Mais tarde, se tornaria locutor.

LEIA TAMBÉM: Primeira sessão da Câmara em 2024 terá participação de duas entidades na Tribuna Popular

Publicidade

A carreira política começou após incentivo do ex-prefeito de Sobradinho Ovídio Bavaresco, do extinto Arena. Ele foi responsável por colocá-lo na escola e custear as despesas. Mais tarde, a convite do mentor, concorreu a vereador do município, ficando na primeira suplência da bancada. Obteve os votos necessários em 1982. Seis anos depois, tornou-se prefeito. 

Eleito deputado estadual em 1994, Brito está no oitavo mandato consecutivo. É considerado decano do parlamento gaúcho e detém o maior número de eleições vitoriosas de forma continuada. E agora, após quase uma década, um representante do Vale do Rio Pardo assume a liderança do Legislativo gaúcho.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Julian Kober

É jornalista de geral e atua na profissão há dez anos. Possui bacharel em jornalismo (Unisinos) e trabalhou em grupos de comunicação de diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Share
Published by
Julian Kober

This website uses cookies.