Um grupo de líderes políticos e representantes de entidades da região voltou a aumentar o coro nos últimos dias em busca de apoio para a conclusão do trecho da ERS–244, entre Venâncio Aires e Vale Verde. O trajeto sem asfalto entre os dois municípios totaliza 16 quilômetros e a construção das obras-de-arte (pontes e galerias) ocorreu há duas décadas. No entanto, na estrada há três pontes sem o aterro de acesso ao longo de quase 2 quilômetros.
A conclusão da estrada representará uma nova rota ligando os vales do Rio Pardo e do Taquari com a capital do Estado e o Porto de Rio Grande. A retomada da mobilização conta com a articulação do ex-prefeito e atual secretário-adjunto da Secretaria de Obras e Habitação do Estado, Giovane Wickert, do prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch e do vereador de Venâncio Aires, André Kaufmann, entre outros líderes. Os deputados estaduais e federais da região também já anunciaram apoio à reivindicação.
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A Comissão Pró-asfalto da ERS–244 já conseguiu apoio da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) e ontem fez contato com os dirigentes da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) para integrar a entidade na luta, especialmente pela experiência exitosa na Campanha Duplica RSC–287. Wickert, Schuch, Kaufmann e o chefe de gabinete da Prefeitura de Vale Verde, Claudio Froemming, também visitaram ontem a Gazeta Grupo de Comunicações para expor a mobilização.
Na terça-feira, 22, eles terão audiência com o secretário de Logística e Transportes do Estado, Juvir Costella, quando irão apresentar a reivindicação. A intenção é pleitear uma agenda também com o governador Eduardo Leite. Giovane Wickert lembra que uma mobilização começou em 2017, quando era prefeito de Venâncio Aires, junto com os governantes de Passo do Sobrado e Vale Verde e o apoio de deputados na região. Porém, o movimento não teve êxito, pois não havia perspectivas de disponibilidade de recursos. Mesmo sem o governador Eduardo Leite incluir o trecho no pacote de investimentos anunciado na semana passada para as obras do programa Avançar no Crescimento, Wickert afirma que existe a possibilidade de obter recursos para a conclusão da ERS–244 em novos projetos, com dinheiro das privatizações da CEEE–D, Corsan e venda de patrimônio do Estado.
O secretário-adjunto da Secretaria de Obras e Habitação do Estado, Giovane Wickert, disse que a empreiteira Pelotense, detentora do contrato de construção da estrada, já demonstrou interesse na retomada das obras. Uma das possibilidades é usar os recursos da venda de um horto da CEEE-D próximo da região, avaliado em R$ 17 milhões, para a retomada dos serviços.
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CUSTO ESTIMADO EM ATÉ R$ 40 MILHÕES
O investimento necessário para a conclusão do trecho da ERS–244, entre Venâncio Aires e Vale Verde, está estimado entre R$ 30 milhões e R$ 40 milhões. A estrada também passa por área de Passo do Sobrado. Além das três pontes sem acesso construídas há duas décadas, as pedras soltas, a poeira e os problemas decorrentes das chuvas causam transtornos para motoristas e moradores da região. A construção das três travessias em área pertencente ao município de Passo do Sobrado corresponde à primeira etapa das obras na estrada, que nunca foram concluídas. O prefeito de Vale Verde, Gustavo Schuch, destaca a importância da estrada, tanto para o escoamento da safra dos produtores ao longo do trecho como para a ligação com outras regiões.
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