ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Região volta a ficar em bandeira vermelha no mapa preliminar

Mapa preliminar para a semana de 25 a 31 de agosto

A região de Santa Cruz voltou a aparecer na cor vermelha no mapa preliminar do modelo de distanciamento controlado, que determina as restrições para prevenção da Covid-19 no Rio Grande do Sul. Os principais motivos para a piora do contexto na região, segundo o governo estadual, foram aumento de 100% nas internações por Covid-19 e a alta no número de casos fatais da doença.

Nos últimos sete dias, foram 28 pacientes com Covid-19 hospitalizados na região, enquanto na semana anterior eram 14. Com isso, são 8,07 internações registradas nos últimos sete dias por 100 mil habitantes – valor que era de 4,04 na semana anterior. Estes dados levaram a região a ser classificada com bandeira preta em ambos os indicadores. Quanto aos óbitos, foram três pacientes que falecerem de Covid-19 na semana na região, ante dois no período anterior.

Publicidade


Mudanças no modelo estadual criaram a possibilidade da cogestão, por meio da qual as regiões podem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificados, mas no mínimo iguais à bandeira anterior. Para tanto, precisam elaborar planos estruturados próprios aprovados por no mínimo dois terços dos prefeitos e avalizados por uma equipe técnica. Os documentos devem ser encaminhados para o Gabinete de Crise do Estado por formulário eletrônico, até a meia-noite deste sábado.

Publicidade

LEIA MAIS: Santa Cruz confirmou 94 casos de Covid-19 ao longo desta semana

As prefeituras tem, ainda, a possibilidade de recorrer da classificação. O recurso deve ser apresentado até as 6 horas de domingo, 23. O mapa definitivo para a próxima semana será divulgado na segunda-feira. Se mantidas, as regras mais restritivas na região passam a valer na terça.

Publicidade

Seis municípios da região 28 – a referenciada por Santa Cruz – se enquadram na Regra 0-0 do sistema e não precisam endurecer as medidas, mesmo que a bandeira vermelha para a região se mantenha. São eles: Gramado Xavier, Herveiras, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Sinimbu e Vale do Sol. Estes municípios não tiveram registros de mortes ou internações por Covid-19 nos últimos 14 dias. Os demais municípios da R28 são: Candelária, Mato Leitão, Rio Pardo, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Publicidade


Estado tem 13 regiões em vermelho

O mapa preliminar divulgado nesta sexta traz 13 bandeiras em vermelho (de risco epidemiológico alto para Covid-19). As outras oito regiões foram classificadas com bandeira laranja (risco médio).

Publicidade

Além da região de Santa Cruz do Sul, a região de Lajeado também passou de laranja para vermelho. Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santo Ângelo, Santa Rosa, Capão da Canoa, Guaíba, Porto Alegre e Pelotas, que já eram vistas como risco alto, se mantiveram assim nesta rodada.

Publicidade

Mesmo que as regiões de Pelotas, Guaíba e Capão da Canoa tenham apresentado média final indicando redução na classificação de risco para bandeira laranja, o Gabinete de Crise aplicará a trava prevista no modelo de Distanciamento Controlado para regiões com duas ou mais semanas em bandeira vermelha em um intervalo de 21 dias.

Portanto, mesmo com a média final indicando redução na classificação de risco para laranja, as regiões seguirão por mais uma semana na condição de bandeira vermelha. O nível de risco será efetivamente reduzido se apresentarem por mais uma semana média final compatível com a bandeira laranja. As regiões de Cruz Alta, Ijuí e Uruguaiana apresentaram melhora nos indicadores nesta rodada e reduziram para bandeira laranja.

Publicidade
Publicidade

© 2021 Gazeta