Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Cultura emergente

Região vai sediar abertura da colheita da oliva em março

A 7ª abertura oficial da colheita da oliva ocorrerá no dia 2 de março, na propriedade Quinta Santha Júlia, de Fernando Schwanke, localizada entre os municípios de Encruzilhada do Sul e Pantano Grande. As atividades começarão às 10 e se estenderão até as 18 horas com a presença de autoridades. Três estações demonstrativas, com o apoio da Emater/RS-Ascar e Embrapa, mostrarão ao público como deve ser feito o planejamento e escolha da área para a implantação de um olival, mudas e variedades disponíveis para venda e a preparação e correção do solo para a instalação do pomar. 

Pelo primeiro ano a organização do evento não está apenas sob a responsabilidade da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi). Diretor técnico do Instituto Brasileiro da Olivicultura (Ibraoliva), Fernando Schwanke afirma que a entidade criada no ano passado durante a 40ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, trabalha na organização da cadeia produtiva e pretende aproveitar a abertura da colheita para a captação de recursos com a venda de espaços com estandes para empresas ligadas ao setor exibirem seus produtos. Também está prevista uma degustação de alimentos feitos à base de azeite de oliva e azeitonas.

Mais produção

Publicidade

A solenidade de abertura oficial da colheita da oliva vai começar às 15 horas. Fernando Schwanke explica que o secretário de Agricultura do Estado, Ernani Polo, e outras autoridades antes participarão do lançamento da Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, Rio Pardo, e depois do almoço se deslocarão até a Quinta Santha Júlia, nas margens da RSC-471.

Com 7 hectares e 2,5 mil pés, o plantio de oliva na propriedade começou há seis anos. No ano passado houve a colheita de 1,2 tonelada, com a produção de 135 litros de azeite. Neste ano, a produção deve chegar a 3 toneladas, com a obtenção de 480 litros. Schwanke explica que produção aumenta a cada ano, com projeção de atingir no futuro em torno de 3,5 mil litros de azeite. Mas a ideia é manter a área atual. O beneficiamento é feito na fábrica da Olivas do Sul, em Cachoeira do Sul.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.