Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DADOS

Região vacinou apenas 23% das crianças contra a Covid-19

Foto: Luiz Fernando Bertuol SECOM

Coordenadora Mariluci Reis destaca que segunda dose e reforço são fundamentais

A área de abrangência da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS) está em alerta vermelho em relação aos índices da vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade. A coordenadora Mariluci Reis afirmou, em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM, que a situação é preocupante. “Temos uma população de 28 mil crianças nessa faixa etária, mas até o momento só conseguimos imunizar 6,5 mil. Ou seja, 23% da população de 5 a 11 anos que poderia se vacinar.”


Porém, a baixa adesão não é uma realidade apenas no Vale do Rio Pardo. A situação é parecida em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Por isso, ações de conscientização e de incentivo à imunização infantil contra a Covid-19 estão sendo realizadas, como a deste sábado. A campanha Dia C de Vacinação acontece em todos os municípios do Estado. “Temos informações científicas de que as crianças devem se vacinar e que não é prejudicial a elas”, ressaltou Mariluci.

LEIA TAMBÉM: Menos de 15% das crianças tomaram a primeira dose contra a Covid-19

Publicidade

A preocupação aumenta com o início do ano letivo. A volta às aulas na maioria das escolas está agendada para esta segunda-feira. Além da baixa procura pela vacinação infantil, muitos adolescentes não foram tomar a segunda dose, segundo a coordenadora. “Os adolescentes não estão comparecendo. Estamos no início do ano letivo, haverá um contato maior com colegas, outros adultos, professores e funcionários das escolas.” Mariluci acrescentou que 5,4 mil adolescentes da região da 13ª CRS não fizeram a segunda aplicação.

Embora o cenário pandêmico seja muito diferente do verificado nesta mesma época do ano passado, o Carnaval é uma data que continua sendo alvo de atenção. “Neste ano temos um público grande vacinado, mas nos preocupa saber que muitos adultos não fizeram a segunda dose, ou o reforço. E há também os adolescentes que não foram fazer a segunda. Temos baixa complexidade da doença, mas ainda enfrentamos aumento de internações em leitos clínicos”, disse.

ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.