A segunda-feira, 16, foi marcada pela chuva incessante em praticamente todos os municípios do Vale do Rio Pardo. Em alguns deles, o volume ultrapassou os 80 milímetros, mas não houve registro de transtornos ou prejuízos. Para esta terça, 17, a previsão de instabilidade permanece, ainda que em quantidade reduzida. A partir desta quarta, 18, até o fim da semana, o prognóstico é de tempo firme e temperaturas amenas para Santa Cruz do Sul e região.
Entre a meia-noite e as 20 horas de segunda, a precipitação média em Santa Cruz foi de 50 milímetros nas estações localizadas nos bairros Centro, Country e Arroio Grande, bem como em Cerro Alegre Alto, no interior. Já no Bairro Universitário, na estação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o acumulado foi de pouco mais de 30 milímetros. A chuva variou de intensidade, mas não deu trégua em nenhum momento do dia.
LEIA MAIS: Veja a previsão do tempo para esta semana
Publicidade
Já na região, o destaque vai para Rio Pardo, onde a marca passou dos 90 milímetros no mesmo período. A Cidade Histórica permanece em alerta, visto que o Rio Jacuí continua mais de cinco metros acima do nível normal e em 24 horas registrou elevação de 27 centímetros. Em Venâncio Aires, Passo do Sobrado e Candelária, a média ficou também na casa dos 50 milímetros, enquanto Vera Cruz registrou cerca de 30 milímetros.
Segundo a MetSul Meteorologia, a segunda quinzena de outubro, a exemplo da primeira, deve ter acumulados expressivos na Metade Norte do Rio Grande do Sul, com destaque para as regiões Norte e Noroeste, onde pode chover de 200 a 300 milímetros em algumas cidades. Para o Vale do Rio Pardo, de acordo com o modelo norte-americano CFS, a projeção de anomalia (desvio da média para o período) deve ficar entre os 60 e os 80 milímetros. As temperaturas, contudo, estarão dentro ou levemente acima do esperado, entre os 14 e os 28 graus.
LEIA TAMBÉM: Enchente histórica deixa cidade catarinense debaixo d’água
Publicidade
Granizo
Além da chuva, ocorrências de granizo foram registradas em diversas localidades do Sul do Brasil. Conforme o levantamento da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), entre a última sexta-feira, 13, e essa segunda, 1.253 avisos de granizo foram emitidos pelos produtores associados. O destaque é para as microrregiões de Rio do Sul, em Santa Catarina, Rio Negro e Imbituva, no Paraná, que somadas chegaram a 808 casos. No Rio Grande do Sul, 101 avisos foram notificados em Candelária, mas houve situações também em Santa Cruz, Camaquã e Jaguari.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade