O temporal registrado na tarde do último sábado, 27, causou uma série de estragos em Santa Cruz do Sul. A Prefeitura já anunciou que decretará situação de emergência no município e a previsão do tempo para os próximos dias não é nem um pouco animadora. De acordo com a MetSul Meteorologia, o alerta é de um cenário de grave risco hidrológico e meteorológico em todo o Rio Grande do Sul, com chuva extrema e possibilidade muito alta de enchentes.
Em Santa Cruz do Sul, o acumulado entre esta segunda-feira, 29, e domingo, 5, deve superar os 260 milímetros. O meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, da MetSul, já adianta que em geral a semana será marcada por muita instabilidade e muita chuva com altos volumes. Praticamente todo o Rio Grande do Sul tem alerta laranja para chuvas intensas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
LEIA TAMBÉM:
Publicidade
Nesta segunda, no Vale do Rio Pardo, muitas nuvens vão provocar chuva forte, com raios e trovoadas, ao longo do dia. Em alguns pontos, os volumes serão elevados e há potencial de alagamentos. Também são previstos temporais localizados, com vento forte e queda isolada de granizo. A instabilidade mais forte será da tarde para a noite. Já as temperaturas permanecem amenas. Nachtigall explica que isso ocorre devido à umidade associada a um sistema de baixa pressão.
A instabilidade prossegue na terça-feira, 30, com chuva ao longo do dia na maioria das regiões do Estado, inclusive no Vale do Rio Pardo. Há risco de acumulados acima de 50 milímetros no mesmo dia em alguns pontos e podem ocorrer temporais isolados.
LEIA TAMBÉM:
Publicidade
A quarta-feira, 1º de maio, feriado do Dia do Trabalho, também será marcada pela chuva, com o ingresso de uma frente fria no Estado. A chuva será forte e volumosa em diversas áreas e persiste o risco de temporais localizados, inclusive com possibilidade de cheias nos rios e inundações. Para Santa Cruz do Sul, a previsão da MetSul indica 59 milímetros de chuva.
A zona de transição entre as massas de ar quente, vindas do norte, e frio, vindas do sul, deverá provocar ainda mais chuva na quinta-feira, 2. A previsão indica acumulado de 117,5 milímetros no mesmo dia em Santa Cruz – para efeitos de comparação, no sábado, 27, foram registrados 73 milímetros.
LEIA TAMBÉM:
Publicidade
Por fim, na sexta-feira, 3, na região haverá sol entre nuvens ao longo do dia. No entanto, a chuva não demora para retornar. A precipitação deve começar entre a tarde e a noite, inclusive com chuva localmente forte, adianta Nachtigall. A temperatura cai, com máxima de apenas 19 graus. No fim de semana, a tendência de chuva segue, com possibilidade de calor no domingo, 5.
A MetSul Meteorologia aponta que o cenário meteorológico previsto para esta semana é muito parecido com o que foi registrado no Estado entre setembro e novembro do ano passado, no auge do El Niño, quando enchentes catastróficas atingiram diversos municípios, sobretudo no Vale do Taquari. Com a previsão de ainda mais chuva, a MetSul revela que cheias de rios e enchentes ocorrerão inevitavelmente. A tendência é de que ainda nesta semana vários rios devem atingir a cota de alerta e inundação.
LEIA TAMBÉM: “Parecia um filme de terror”, relata comerciante sobre o temporal
Publicidade
Segundo dados do Global Flood Awareness System, modelo hidrológico desenvolvido pela União Europeia, a grande maioria dos rios do Rio Grande do Sul tem bastante possibilidade de inundações nos próximos dias. Na região, os rios Pardinho, Pardo e Taquari apresentam risco alto, enquanto no Rio Jacuí, na altura da cidade de Rio Pardo, apresenta risco extremo. No entanto, para os vales do Taquari e do Caí, as cheias não serão tão graves como as registradas em setembro e novembro de 2023.
Ainda, é apontada a possibilidade de inundações e alagamentos, resultando em um risco muito alto de deslizamentos de terra nas encostas de morros. Com isso, pode haver queda de barreiras e bloqueios parciais ou totais em rodovias. Estradas de terra poderão se tornar intransitáveis, com trechos cobertos pela água, e devem ser evitadas pelos motoristas. Ainda, lavouras podem ficar debaixo d’água em diversos municípios.
*Dados da MetSul Meteorologia. A previsão do tempo pode mudar a qualquer momento, sem aviso prévio.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.