O dia de Corpus Christi, que é a celebração do corpo e do sangue de Jesus Cristo materializados na eucaristia, é comemorado nesta quinta-feira, 16. Em latim, a expressão “Corpus Christi” significa corpo de Cristo. Na região haverá missas, procissões e bênçãos em diversas paróquias.
Uma das tradições que marcam a passagem da data é a produção de tapetes coloridos confeccionados com serragem, flores, tecidos, borra de café e pedras, e que apresentam desenhos e ilustrações que remetem à eucaristia e à devoção e amor a Jesus Cristo.
LEIA MAIS: Fiéis atuam na confecção dos tapetes de Corpus Christi na Catedral São João Batista
Publicidade
Lucia Ertel, voluntária há mais de 30 anos na montagem dos tapetes, explica que a principal simbologia trazida pelos ornamentos está relacionada à eucaristia. “Em 2021 foram feitos alguns tapetes somente dentro da Catedral. Neste ano, eles se estendem da parte interna da igreja até a calçada. Haverá dois especiais. Um deles se refere ao altar-monumento construído junto ao Seminário São João Batista, um local de expansão da evangelização. Já o outro é alusivo à instalação do novo Santuário de Schoenstatt no município.” Além disso, Lucia ressalta que os demais tapetes vão trazer mensagens de fé e de paz.
Outro destaque da celebração do dia de Corpus Christi é a campanha de doação de agasalhos e alimentos para famílias carentes realizada pelas paróquias.
LEIA TAMBÉM: Corpus Christi tem missas com restrições e ações solidárias na região
Publicidade
Na Catedral São João Batista, de Santa Cruz do Sul, a missa vai ser celebrada às 9 horas, presidida pelo bispo dom Aloísio Dilli. Às 10 horas tem início a procissão pelas principais ruas da cidade. De acordo com o pároco da Catedral, Roni Fengler, será realizada a bênção da saúde aos enfermos e profissionais da área, em frente ao Hospital Santa Cruz. Já em frente ao Colégio Marista São Luís, haverá uma meditação com bênção aos profissionais da educação. Os tapetes produzidos por voluntários farão parte da ornamentação do templo, desde a parte interna até a calçada. “Queremos fazer dois tapetes: um artístico, com figuras e temas da evangelização e da eucaristia, e outro da solidariedade, em que as pessoas que vierem à missa possam trazer alimentos para serem repartidos e doados.”
Na Paróquia Santa Tereza, de Vera Cruz, a celebração de Corpus Christi está marcada para 9 horas, seguida de procissão.
A missa na Igreja Matriz São Sebastião Mártir, em Venâncio Aires, tem início às 8h30 de hoje. Após a celebração haverá a procissão pelas ruas centrais da cidade. Durante a caminhada, será feita uma parada em frente ao hospital São Sebastião Mártir, para a bênção da saúde e como um momento de reflexão. O setor de jovens da igreja assumiu a confecção dos tradicionais tapetes. “Pedimos à comunidade para que traga alimentos não perecíveis e agasalhos que serão encaminhados às pessoas carentes. Jesus Cristo também está presente no irmão necessitado”, afirma o padre Roque Hammes.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Igrejas de Santa Cruz fazem tapetes de Corpus Christi com doações
Os candelarienses poderão acompanhar a missa na Igreja Nossa Senhora da Candelária, às 8h30. Depois haverá a procissão, às 9h30. A igreja vai receber os tradicionais tapetes confeccionados por voluntários, especialmente famílias e equipes de catequese. De acordo com o padre José Carlos Stoffel, um dos destaques da celebração é a segunda edição do “Mutirão pela vida de quem tem fome”, atividade que será realizada a partir das 10h30. Trata-se de uma ação social com o apoio de 11 equipes que irão percorrer as ruas do município, batendo de porta em porta para arrecadar alimentos. “É uma prática profunda da eucaristia”, diz o padre.
A missa na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Rio Pardo, começará às 15 horas desta quinta-feira. Depois haverá a procissão que segue da Matriz até a Igreja Senhor dos Passos. Os tradicionais tapetes de Corpus Christi farão parte da celebração, produzidos por voluntários. No ano passado, houve a arrecadação de alimentos destinados às famílias carentes. Segundo o padre Maurizan do Nascimento, neste ano serão angariados durante a celebração agasalhos e cobertores para pessoas em situação de vulnerabilidade. “Estamos arrecadando principalmente cobertores porque teremos um inverno rigoroso pela frente. Convidamos toda a comunidade para que possa contribuir com essa causa importante”, ressaltou.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.