A região do Vale de Rio Pardo terá um reforço na articulação de contatos para a celebração de convênios internacionais. A Federação Israelita do RS se disponibilizou a fazer a intermediação para ajudar a formalizar o vínculo com o consulado do país do Oriente Médio no Brasil.
Durante café da manhã nesta quarta-feira na sede da entidade, o vice-presidente Sebastian Watenberg reforçou para a comitiva que participou da missão de estudos a Israel, de 25 de abril a 4 de maio, o apoio para intermediar a assinatura de acordos entre a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e universidades ou centros de pesquisa israelenses para possibilitar que alunos e pesquisadores da instituição desenvolvam cursos ou outras atividades nesses locais. Também existe a possibilidade de técnicos israelenses visitarem a região para auxiliar na introdução de novas técnicas na agricultura.
Após o café na Federtação Israelita, a comitiva se deslocou até a Assembléia Legislativa onde entregou o exemplar do relatório da missão regional realizada a Israel ao presidente Edson Brum. Já o prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, participou de encontro com representantes da Associação Gaúcha Municipalista (AGM) e o governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini. Na ocasião, Artus repassou às mãos do governador o relatório elaborado pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede), sobre a missão a Israel. No relatório estão as impressões dos líderes regionais, especialmente sobre técnicas utilizadas para enfrentar a escassez de água e fortalecer a produção agrícola.
Publicidade
O governador cumprimentou os integrantes da missão e ressaltou a importância de expandir o conhecimento técnico e político. Sobre Israel, Sartori destacou particularmente que esteve no país do Oriente Médio por duas oportunidades enquanto foi prefeito de Caxias do Sul. “Eu diria que minhas viagens a Israel mudaram a realidade do interior de Caxias. Muita experiência trouxe de lá e transformamos o município no maior produtor de hortifrutigranjeiros do Estado”, depôs o governador.
Para ampliar a divulgação do conhecimento adquirido pela missão pelo Vale do Rio Pardo, o Corede organiza uma série de reuniões pelos municípios da região para apresentar o relatório e debater adaptação das experiências à realidade local. Airton Artus é um dos convidados a palestrar nos encontros que estão sendo agendados pelo Corede.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA GAZETA DO SUL DESTA QUINTA-FEIRA
Publicidade
This website uses cookies.