ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Região tem mais de 50 mil pessoas com vacinas em atraso; confira números por município

A região da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ªCRS), tem 52.450 pessoas com doses de vacina contra a Covid-19 em atraso. São 30.077 que não retornaram no tempo certo aos postos para a segunda dose e 22.373 que precisam receber a dose de reforço.

Os dados foram apresentados pela coordenadora da 13ª CRS, Mariluci Reis. “Estamos vivendo a chegada de uma nova cepa e mesmo assim as pessoas não estão se imunizando. Nos últimos 15 dias tivemos duas mortes, em Rio Pardo e Venâncio Aires, ambas de pessoas que não estavam vacinadas. As mortes, hoje, são a maioria de pessoas que não receberam as doses. “

Publicidade

Ela ressalta que a vacina é o único jeito de mudar o quadro da pandemia. “Hoje temos uma estrutura pequena de Covid-19 nos hospitais, com alguns casos de isolamento ou de pessoas que ficam um ou dois dias em leitos clínicos. Repito que os casos mais graves são de pessoas que não estão imunizadas.”

Publicidade

LEIA MAIS:

Quantidade de vacinas atrasadas preocupa no RS
Primeira paciente com variante Ômicron no Estado é moradora de Santa Cruz
Covid-19: veja quais unidades de saúde terão vacinas disponíveis nesta terça-feira

Sobre quando a rotina deve voltar ao normal, Mariluci não sabe precisar, “Precisamos encarar e realidade e tranquilizar a população. Novas cepas vão aparecer e precisamos seguir usando os protocolos, como a máscara. O Estado já estudava liberar o uso de máscara ao ar livre, mas com a chegada da nova Cepa a situação travou.”

Os números

Publicidade

Santa Cruz do Sul é o município com mais doses em atraso. São 11.600 pessoas que precisam receber a segunda e 7.740 para o reforço. Em seguida, vem Venâncio Aires, com 8.202 da segunda e 5.227 de reforço. Em terceiro lugar, Rio Pardo com 2.615 de segunda dose e 2.901 de dose de reforço.

Publicidade

Colaborou o jornalista Ronaldo Falkenback

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta