A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), responsável pela 28ª Região de Saúde, divulgou nesta terça-feira, 11, o boletim com o cenário epidemiológico da dengue nos 13 municípios sob sua responsabilidade. Os dados, relativos às 28 primeiras semanas de 2023, apontam 268 casos confirmados, 1.612 descartados e oito inconclusivos, entre as 1.990 suspeitas notificadas.
Quase metade dos casos é em Venâncio Aires, que registrou 130 ocorrências da doença. Já em segundo lugar aparece Santa Cruz do Sul, com 99 casos confirmados. Sinimbu aparece em terceiro, com 27. Já os outros municípios registraram entre zero e três ocorrências de dengue ao longo do ano (veja abaixo).
LEIA TAMBÉM: Nova vacina contra a dengue chegou ao Brasil no final de junho
Publicidade
A dengue é uma doença causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas são febre alta (39 a 40 graus), com duração de dois a sete dias, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia, manchas vermelhas na pele com ou sem coceira. Os sinais podem agravar, ocasionando o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar a pessoa ao choque grave e morte.
Ao apresentar sintomas, a pessoa deve procurar um serviço de saúde, ingerir muita água e evitar uso de medicamentos por conta própria. O serviço médico fornecerá as orientações necessárias para cada caso. Algumas informações gerais são importantes: repousar, passar repelente corporal (pois assim evita que o mosquito se infecte), utilizar roupas que cubram braços, pernas e pés (diminuindo as áreas disponíveis para o mosquito se alimentar), e usar mosquiteiro, principalmente em pessoas acamadas.
LEIA TAMBÉM: Internações por infarto aumentam mais de 150% no Brasil
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.