Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ DO SUL

Região sediará filmagens de longa-metragem nacional em 2023

Diego, Pablo e Tafarel participaram do programa Radar, na Rádio Gazeta, na quarta-feira | Foto: William Thiel

A instituição da Santa Cruz Film Commission por parte da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, durante o 5º Festival Santa Cruz de Cinema, em outubro, já surte os primeiros efeitos altamente positivos. A cidade recebeu nesta semana a visita de equipe da produtora GM/2 Filmes, formada por dois irmãos gaúchos há mais de uma década vinculados à Rede Globo, Pablo e Diego Müller, que já residiram em Santa Cruz, com o propósito de alinhar e ultimar a logística (em contatos para hospedagem, hotelaria, transporte e seleção de figurantes) de um longa-metragem a ser rodado já no primeiro semestre de 2023.

Essas tratativas e a seleção da região como ambiente para as filmagens, por sinal, estão diretamente relacionadas com o próprio Festival Santa Cruz de Cinema. Diego Müller, que, além de produtor de audiovisual, traz no currículo obras premiadas com Kikitos em Gramado na condição de diretor, ao lado do irmão Pablo, estivera na cidade em outubro (vindo do Rio de Janeiro, onde a dupla está radicada) para acompanhar o evento. E aqui ficou sabendo da implementação da Film Comission.

Pablo e Diego Müller atuam junto à Rede Globo há mais de uma década

LEIA MAIS: Prefeita de Santa Cruz sanciona lei que transformará município em polo audiovisual

Publicidade

Uma vez que tinha referência de que um amigo e colega, diretor de novelas da TV Globo, o carioca Bruno Martins, estava em meio à definição de espaço para as locações de seu primeiro longa-metragem, contatou-o e o convidou a vir a Santa Cruz. Ele prontamente aceitou o convite, e veio ainda na semana do festival, quando ambos, Diego e Bruno, circularam pela cidade e pelo interior, visitando diferentes ambientes.

Não deu outra. Martins encantou-se pela paisagem, e acabou por definir a localidade de Travessão Dona Josefa para sediar as filmagens de Infinimundo, título do longa, com roteiro de sua autoria e produção executiva da GM/2 Filmes. Cerca de 80% das cenas tendem a ser gravadas em Travessão Dona Josefa.
Na quarta-feira, Diego e Pablo, acompanhados do diretor Diego Tafarel, da produtora Pé de Coelho, de Santa Cruz do Sul, participaram do programa Radar, da Rádio Gazeta FM 107,9. Ao comunicador Rosemar Santos, detalharam os trabalhos realizados entre terça e quinta-feira, quando permaneceram na cidade para contatos tanto junto à Prefeitura quanto na iniciativa privada, visando as gravações, a ocorrerem em abril e maio.

LEIA TAMBÉM: “Foi uma grata surpresa”, diz diretor de filme produzido na Unisc e premiado em Gramado

Publicidade

Nessa sexta-feira, a partir do Rio, para onde ele e Pablo retornaram na quinta-feira, Diego Müller antecipou em primeira mão à Gazeta do Sul a confirmação de quatro nomes para o elenco principal do filme. São eles os atores Vitor Novello, Nicolas Vargas e Allan Souza Lima e a atriz luso-brasileira Laura Dutra, nascida em Lisboa, todos rostos já conhecidos das telas do cinema e da televisão.

Contagem regressiva

Na entrevista ao programa Radar, da Rádio Gazeta, Diego e Pablo Müller confirmaram que o primeiro longa-metragem de Bruno Martins terá elenco global, com alguns rostos largamente conhecidos do grande público. Conforme Diego, a produção apenas não confirmara 100% os protagonistas e a equipe de apoio justamente pela necessidade de definir a época exata em que as gravações poderiam ser feitas na cidade e na região.

LEIA TAMBÉM

“E para isso se depende da disponibilidade de vagas na rede hoteleira, tendo em vista que a equipe envolverá cerca de 50 pessoas.” Foi justamente a concorrência junto aos hotéis na época pretendida para as gravações que obrigou a produção a remarcar ou transferir as filmagens. A ideia inicial era fazê-lo logo após o Carnaval, mas nesse período a rede hoteleira na cidade é fortemente demandada por provas do calendário do automobilismo.

Publicidade

Assim, a solução foi buscar a transferência das gravações para abril e maio, o que implicou em novos ajustes junto ao elenco principal, disputado por outras produções e compromissos na TV e no cinema. Diego confirmou que logo após o Carnaval a produtora iniciará os trabalhos efetivos na cidade para testes de elenco, figurino e seleção de estagiários, no que deve haver aproximação com o Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul. “Interessados podem ficar atentos desde já, porque haverá oportunidade valiosa para excelentes aprendizagens”, antecipou Pablo.

Diego Müller enfatizou a determinação do cineasta Bruno Martins de fazer uma estreia em grande estilo em longa-metragem. A fotografia ficará a cargo de Bruno Polidoro, há três anos consecutivos o ganhador do Kikito dessa categoria no Festival de Cinema de Gramado. O diretor de arte, por sua vez, será outro grande especialista, Eduardo Antunes.

Bruno Martins: primeiro longa-metragem

LEIA TAMBÉM: A luz de Werner Schünemann; confira uma entrevista com o ator

Publicidade

Os responsáveis pela GM/2 Filmes ainda enfatizaram a enorme potencialidade de Santa Cruz do Sul e da região para sediar produções em audiovisual. “O Bruno Martins não conhecia essa área do interior gaúcho. Quando veio aqui, em outubro, e circulou pelo meio rural de Santa Cruz, ficou maravilhado”, mencionou Diego. “Tão logo conheceu Travessão Dona Josefa, decidiu filmar ali, pois seu enredo tem por base uma cidadezinha, um vilarejo, e o casario e a ambientação ali se ajustam à perfeição ao que ele buscava”.

Diego Tafarel, da Pé de Coelho, também comemorou a notícia da escolha de Santa Cruz para a produção e as filmagens do longa-metragem. Em seu entender, além de colocar a cidade e a região no circuito das grandes produções de projeção nacional e internacional, abrem-se amplos espaços para todos os que fazem cinema por aqui. “Isso é formidável”, definiu.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.