Regional

Região se mobiliza contra o desperdício de vacinas

Depois de um 2021 no qual a vacinação contra a Covid-19 foi um dos maiores desejos da população e a oferta de doses era escassa e motivo de longas filas, a situação se inverteu em 2022. Hoje, sobram vacinas e faltam interessados na imunização. Diante disso, a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS) e seus municípios de abrangência precisam trabalhar em conjunto para evitar ao máximo o desperdício, que pode ocorrer tanto pelo fim do prazo de validade como por frascos abertos que não tiveram todo o conteúdo utilizado.

LEIA MAIS: Unidades de saúde vão oferecer vacinas contra Covid-19; veja aonde ir

Conforme explica a farmacêutica Andrea Wiesioek, do setor de imunizações da 13ª CRS, a região não enfrenta maiores problemas com data de validade; no entanto, há perda de doses em função de os frascos serem multidoses. Isto é, o mesmo recipiente possui quantidade de imunizante suficiente para a aplicação em mais de uma pessoa. Depois de aberto, a duração do produto varia de seis a oito horas, a depender do fabricante, e o que não foi aproveitado deve ser descartado.

Publicidade

Assim, se um frasco com dez doses for aberto e somente cinco pessoas procurarem a imunização no período citado, as outras cinco acabam sendo desperdiçadas. Para evitar isso, Andrea salienta que as prefeituras realizam diversas ações, como agendamento das aplicações, remanejamento de doses entre municípios, horário de atendimento estendido nas unidades de saúde e vacinação durante os fins de semana, eventos e outros locais com grande concentração de pessoas.

LEIA TAMBÉM: Mutirão diminui as listas de espera por consulta médica em Santa Cruz

Essa queda na procura pelos imunizantes pode ser percebida ao analisar o número de pessoas com aplicações em atraso. Em Santa Cruz do Sul, 79.262 já poderiam ter recebido alguma dose do esquema vacinal e não o fizeram – 8.308 segundas doses, 41.910 com primeiro reforço e 29.044 com segundo reforço.

Publicidade

No público de 5 a 11 anos, a cobertura também avança lentamente. O município tem 10.249 crianças e adolescentes e até essa terça-feira, 14. Os dados são da Secretaria Estadual da Saúde, 66,1% receberam a primeira dose e somente 40% estão com o esquema completo.

LEIA MAIS SOBRE SAÚDE E BEM ESTAR

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.