O temporal que atingiu o Vale do Rio Pardo entre a noite dessa sexta-feira, 17, e a madrugada deste sábado, 18, causa prejuízos para centenas de moradores. Em boa parte das cidades da região há relatos de casas destelhadas pelo granizo e vendaval. Em outras, o acumulado de chuva, que somente nas últimas 24 horas já ultrapassa 50 milímetros, causa preocupação em função da cheia dos rios.
LEIA TAMBÉM: Instabilidade deve permanecer na região até este sábado; veja a previsão do tempo
Em Barros Cassal, casas foram invadidas pela forte correnteza de água no Bairro Habitar Brasil. No interior de Sinimbu e Gramado Xavier, diversas casas foram destelhadas pelo granizo, fato que mobiliza a Defesa Civil na distribuição de lonas. O mesmo foi registrado em Arroio do Tigre, Lagoão e Segredo.
Publicidade
Em Candelária, a cheia do Rio Pardo em decorrência do grande acumulado de chuva dos últimos dias, já faz com que casas ribeirinhas sejam atingidas. Os bombeiros voluntários atuam desde a madrugada no auxílio aos moradores. Na localidade de Linha do Rio, o asfalto da VRS-859 em razão do avanço da água do rio, pode ser interditado a qualquer momento.
Em Santa Cruz do Sul, o Rio Pardinho subiu e a água já atinge alguns trechos da Rua Irmão Emílio, no Bairro Várzea. Em função disso, a Defesa Civil de Santa Cruz do Sul emitiu alerta. A tendência é que o rio suba nas próximas horas. Em caso de necessidade, o contato pode ser realizado pelos telefones 199, da Defesa Civil, ou 193, do Corpo de Bombeiros.
Venâncio Aires em alerta
Já na manhã deste sábado, 18, a Prefeitura de Venâncio Aires emitiu alerta para o risco iminente de enchente na localidade de Vila Mariante. A previsão aponta que o rio pode chegar a cota 26 até o fim da tarde deste sábado. Equipes da Prefeitura já estão na região e trabalham para levantar materiais e móveis, bem como na mobilização das pessoas.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade