Polícia

Região registra três das 22 mortes desde o início da Operação Verão

Das 22 mortes registradas desde o início da Operação Verão no Rio Grande do Sul, em 16 de dezembro de 2023, três aconteceram no Vale do Rio Pardo. O último caso foi em Santa Cruz do Sul, na tarde de segunda-feira, dia 1º. O jovem Alencar Luis Stolben, de 22 anos, banhava-se no rio nas proximidades de uma ponte, no distrito de Rio Pardinho, quando se afogou.

Alencar Stolben tinha 22 anos | Foto: Reprodução/Facebook

Ele foi retirado da água por populares e encaminhado por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Santa Cruz. Porém, já chegou sem vida na casa de saúde.

Os outros dois casos aconteceram em Candelária. Na primeira situação, no dia 17 de dezembro, à tarde, Caio Alexandre da Silva, de 18 anos, se afogou. Seu corpo foi localizado no dia seguinte, a cerca de 50 metros de onde o rapaz, que servia no 1º Regimento de Carros de Combate, em Santa Maria, desapareceu.

Publicidade

O segundo caso aconteceu no mesmo local da morte de Caio, alguns dias depois. No dia 25 de dezembro, Luan Prates, de 13 anos, desapareceu nas águas do Rio Pardo, na área conhecida como Poço da Figueira, por volta de meio-dia. O corpo do jovem natural de Candelária e morador de Lajeado foi encontrado algumas horas depois, pelo Corpo de Bombeiros.

Águas internas

Das 22 mortes registradas na Operação Verão, 21 ocorreram nas chamadas águas internas, como balneários de água doce, lagos, rios e açudes. Apenas uma, na última segunda-feira, aconteceu no mar. A vítima foi um homem de 29 anos que estava tomando banho em uma área sem sinalização, em Arroio do Sal, no Litoral Norte.

LEIA TAMBÉM: Após roubar floricultura, ladrão dispara com arma de fogo

Publicidade

O Corpo de Bombeiros orienta os banhistas a utilizarem apenas áreas onde há guarda-vidas, nunca nadarem sozinhos e manterem a água na altura limite do peito. Também não se deve entrar na água após refeições ou ingestão de bebida alcoólica, e jamais deve-se mergulhar de cabeça, pois no fundo de rios e lagoas há troncos e pedras. Em caso de emergência, ligue 193.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SEGURANÇA PÚBLICA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Cristiano Silva

Cristiano Silva, de 35 anos, é natural de Santa Cruz do Sul, onde se formou, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em 2015. Iniciou a carreira jornalística na Unisc TV, em 2009, onde atuou na produção de matérias e na operação de programação. Após atuar por anos nos setores de comunicação de empresas, em 2013 ingressou no Riovale Jornal, trabalhando nas editorias de Geral, Cultura e Esportes. Em 2015, teve uma passagem pelo jornal Ibiá, de Montenegro. Entre 2016 e 2019, trabalhou como assessor de imprensa na Prefeitura de Novo Cabrais, quando venceu o prêmio Melhores do Ano na categoria Destaque Regional, promovido pelo portal O Correio Digital. Desde março de 2019 trabalha no jornal Gazeta do Sul, inicialmente na editoria de Geral. A partir de 2020 passou a ser editor da editoria de Segurança Pública. Em novembro de 2023 lançou o podcast Papo de Polícia, onde entrevista personalidades da área da segurança. Entre as especializações que já realizou, destacam-se o curso Gestão Digital, Mídias Sociais para Administração Pública, o curso Comunicação Social em Desastres da Defesa Civil, a ação Bombeiro Por Um Dia do 6º Batalhão de Bombeiro Militar, e o curso Sobrevivência Urbana da Polícia Federal.

Share
Published by
Cristiano Silva

This website uses cookies.