A região do Vale do Rio Pardo terá um grande desafio no processo de votação da Consulta Popular deste ano. Além do recurso, no valor de R$ 1.862.126,71, ser 20% menor em relação ao ano passado, os dois critérios de participação dos municípios no acesso ao recurso são excludentes. Para assegurar participação no recurso da Consulta Popular desse ano, o município precisa fazer um percentual mínimo de participação de eleitores no processo para depois, alcançar um percentual em relação aos quatro programas mais votados, que serão os eleitos.
De acordo com o coordenador estadual da Consulta Popular, Theonas Fabiano Baumhardt, infelizmente, devido à crise financeira do estado, esse ano o recurso foi reduzido, e de fato, não poderá atender individualmente a todos os municípios, conforme prática adotada em anos anteriores. Independente disso, o Corede/VRP com o apoio dos 23 Conselhos Municipais de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo, não está medindo esforços para promover a participação popular e cidadã e fazer valer o voto do eleitor no processo desse ano.
Das dez prioridades consensuadas pela região na Assembleia Regional Ampliada, realizada no dia 17 de junho, na Unisc, em Santa Cruz do Sul, nove são voltadas para o desenvolvimento da agricultura e uma para o turismo. Conforme o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, a valorização da principal base econômica do Vale do Rio Pardo também passa pela Consulta Popular, e, embora o aporte de recursos seja pequeno, com projetos prioritariamente de âmbito regional, poderemos fazer um bom trabalho para impulsionar a cadeia produtiva da região, em especial a de alimentos.
Publicidade
MECANISMOS DE VOTAÇÃO: esse ano a votação se dará somente por meio eletrônico. Em todas as opções é obrigatório informar o título de eleitor e cada pessoa terá direito a votar uma única vez e apenas em um programa.
1) ON-LINE nos dias 5, 6 e 7 de julho, através do site www.consultapopular.rs.gov.br. Os Comudes ficarão responsáveis por divulgar, no âmbito municipal, os computadores conectados a internet em locais públicos para coleta de votos.
2) OFF-LINE (aplicativo) nos dias 5 e 6 de julho. Dia 7 reservar para transferência dos dados. Cada Comude ficará responsável pelo cadastro de operadores nessa modalidade. Essa é uma alternativa para captar votos sem o uso da internet. O aplicativo estará disponível para aparelhos celulares com sistema Android ou IOS. Além disso, o aplicativo poderá ser baixado em tablete e notebook. Exige lista de presença.
Publicidade
3) SMS/TORPEDO nos dias 5, 6 e 7 de julho. Voto através de aparelho de celular mandando mensagem para o número 28908 com os seguintes dados:
– a palavra chave: rsvoto (pode ser MAIÚSCULO ou minúsculo)
– o número do título de eleitor
Publicidade
– o nº do programa escolhido
– e entre uma informação e outra, usar o separador #
Exemplo: palavra chave#número do título#opção de voto rsvoto#99999999#5
Publicidade
O mesmo aparelho de celular pode servir para captar vários votos, substituindo uma urna móvel, neste caso é necessário o acompanhamento de uma lista de presenças, no mesmo modelo do aplicativo, identificando o cidadão com nome, título e assinatura. A opção de voto nessa modalidade pode ser feita de qualquer tipo de aparelho, pois não há necessidade de configuração mínima. Não haverá cobrança pelo envio do SMS/torpedo, sendo essa despesa paga pelo pacote do governo com as operadoras.
This website uses cookies.