Uma nova casa prisional poderá ser erguida na região. A novidade foi anunciada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Edson Brum, nessa segunda-feira, 23, durante a solenidade de inauguração do Presídio Estadual Feminino de Rio Pardo.
Conforme Brum, já existe um projeto para a obra. “Para isso, a Prefeitura doaria o terreno e nós iremos fazer essa articulação para o município. Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires já têm. É importante que Rio Pardo possa ter também”, ressaltou Edson Brum.
LEIA MAIS: FOTOS: Presídio Estadual Feminino de Rio Pardo é inaugurado
Publicidade
Feminino de Rio Pardo terá 74 vagas
O cerimonial aconteceu na própria casa prisional, que fica na Rua Andrade Neves, no centro do município. O prédio histórico, inaugurado em 1811, começou a receber apenadas em abril, após uma reforma iniciada em 2019 na estrutura antiga, que estava deteriorada. A capacidade máxima passa a ser de 74 presidiárias.
De acordo com a titular da 8ª Delegacia Penitenciária Regional (8ª DPR), Samantha Longo, a casa penitenciária feminina é a materialização de um grande sonho. “Só tenho a agradecer. Ouvi de muitas pessoas que não iríamos reabrir este presídio. Hoje, posso dizer com muito orgulho que estamos reabrindo”, destacou.
LEIA TAMBÉM: “É a primeira região a implantar esse trabalho”, diz delegada sobre presídio feminino de Rio Pardo
Publicidade
O evento dessa segunda-feira ainda contou com a presença do delegado regional Luciano Menezes; o subcomandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), capitão Renan Todendi Dutra; o comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Claiton Fernando Marmitt; o secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild; e o prefeito de Rio Pardo, Rogério Monteiro. Houve ainda a entrega de coletes e armas para agentes da 8ª Delegacia Penitenciária Regional (8ª DPR).
LEIA TAMBÉM: Susepe coordena operação integrada no Presídio Regional de Santa Cruz
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade