Passados quase 60 dias das chuvas extremas e enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul entre o fim de abril e o começo de maio, a Defesa Civil Regional já recebeu mais de 3 mil toneladas de doações vindas de diversas partes do Estado e do País. Desse total, cerca da metade já foi distribuída para as famílias atingidas. Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, o coronel Claiton Marmitt, coordenador da Defesa Civil Regional, detalhou o trabalho e falou sobre os desafios logísticos, bem como a importância das instituições e grupos de voluntários.
Além do ginásio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), onde foi montado o primeiro centro de recebimento e distribuição, foram usados ainda pavilhões da empresa ATC, Expresso São Miguel e o parque da Expoagro Afubra, em Rio Pardo. Os locais receberam alimentos, água, agasalhos, colchões e outros itens de primeira necessidade para que as vítimas pudessem reorganizar e retomar a vida depois do ocorrido.
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Marmitt ressaltou a sistemática dos trabalhos. Segundo ele, nos primeiros dias as comunidades foram atendidas de maneira direta, tanto por terra como por água e ar. Posteriormente, as demandas foram supridas conforme as solicitações dos municípios. Depois da entrega, coube às prefeituras encaminhar os atingidos. “São elas que têm o domínio e o conhecimento sobre a comunidade e fizeram isso por meio das secretarias de Assistência Social e dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras)”, enfatiza.
Com 1,6 mil toneladas de produtos armazenados, o coordenador garante que não há “sobra”. Isso porque ainda há cerca de 1,8 mil famílias desabrigadas na região e que permanecerão em abrigos por um longo tempo. “Com certeza, esse estoque vai ser essencial para atender essas pessoas até que elas recebam uma nova casa.”
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Dos quatro centros – que foram sendo desmontados aos poucos – saíram:
Atualmente, estão em funcionamento somente o parque da Expoagro para montagem e distribuição de produtos e o pavilhão da ATC como depósito.
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