Uma proposta apresentada pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) vai permitir um importante avanço no manejo de resíduos sólidos entre os municípios consorciados. A ideia de desenvolver um modelo de concessão regional para esse fim foi aprovada para obter financiamento via Caixa Econômica Federal, que irá destinar os recursos junto com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A confirmação ocorreu na manhã dessa quinta-feira, 25, durante a reunião da Câmara Setorial do Meio Ambiente do consórcio, em Santa Cruz do Sul.
A proposta do Cisvale foi a única do Rio Grande do Sul aprovada pela Caixa Federal. Em toda a região Sul do país, cinco consórcios foram contemplados. O presidente do Cisvale e prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, destacou a importância da aprovação. Segundo ele, trata-se de um avanço que vai ao encontro de um dos propósitos do Plano Estratégico de Desenvolvimento da região, na área do meio ambiente.
LEIA TAMBÉM: Aposentado coleta resíduos pelo bem do meio ambiente em Santa Cruz
Publicidade
“É com grande satisfação que recebemos a informação positiva de nossa classificação para participar deste edital de captação de recursos. Isso nos permitirá fazer um estudo amplo para a destinação de resíduos sólidos”, comenta.
Becker salienta que a destinação correta dos resíduos é, atualmente, um dos grandes gargalos dos municípios consorciados. “A grande maioria trabalha de forma deficitária nessa linha. É uma pauta trabalhada há vários anos pelo Cisvale, que irá buscar agora a melhor forma de trabalhar de maneira regional essa destinação”, salienta.
LEIA TAMBÉM: Cinturão Verde será destaque na Semana do Meio Ambiente de Santa Cruz
Publicidade
O presidente explica que o próximo passo será a assinatura do contrato, para a contratação do estudo de viabilidade para destinação dos resíduos. A partir daí, será possível saber o valor a ser obtido junto à Caixa Econômica Federal. “Tinha-se a ideia de criarmos um aterro sanitário regional, mas agora existem novas opções e tecnologias. Certamente esse estudo dará a diretriz e a segurança aos municípios.”
Na reunião desta quinta, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) apresentou uma proposta para implementação de práticas de educação ambiental para o descarte e tratamento correto de resíduos. Outro ponto destacado foi a resolução 485/2023, do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), que altera a classificação das Áreas de Preservação Permanentes (APPs) nas zonas urbanas. Ambos os temas serão levados para a assembleia de prefeitos do Cisvale, marcada para as 9 horas do dia 7 de junho, em Vera Cruz.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.