Regional

Região fará estudo para a gestão dos resíduos

Uma proposta apresentada pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) vai permitir um importante avanço no manejo de resíduos sólidos entre os municípios consorciados. A ideia de desenvolver um modelo de concessão regional para esse fim foi aprovada para obter financiamento via Caixa Econômica Federal, que irá destinar os recursos junto com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A confirmação ocorreu na manhã dessa quinta-feira, 25, durante a reunião da Câmara Setorial do Meio Ambiente do consórcio, em Santa Cruz do Sul.

A proposta do Cisvale foi a única do Rio Grande do Sul aprovada pela Caixa Federal. Em toda a região Sul do país, cinco consórcios foram contemplados. O presidente do Cisvale e prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, destacou a importância da aprovação. Segundo ele, trata-se de um avanço que vai ao encontro de um dos propósitos do Plano Estratégico de Desenvolvimento da região, na área do meio ambiente.

LEIA TAMBÉM: Aposentado coleta resíduos pelo bem do meio ambiente em Santa Cruz

Publicidade

“É com grande satisfação que recebemos a informação positiva de nossa classificação para participar deste edital de captação de recursos. Isso nos permitirá fazer um estudo amplo para a destinação de resíduos sólidos”, comenta.

Becker salienta que a destinação correta dos resíduos é, atualmente, um dos grandes gargalos dos municípios consorciados. “A grande maioria trabalha de forma deficitária nessa linha. É uma pauta trabalhada há vários anos pelo Cisvale, que irá buscar agora a melhor forma de trabalhar de maneira regional essa destinação”, salienta.

LEIA TAMBÉM: Cinturão Verde será destaque na Semana do Meio Ambiente de Santa Cruz

Publicidade

O presidente explica que o próximo passo será a assinatura do contrato, para a contratação do estudo de viabilidade para destinação dos resíduos. A partir daí, será possível saber o valor a ser obtido junto à Caixa Econômica Federal. “Tinha-se a ideia de criarmos um aterro sanitário regional, mas agora existem novas opções e tecnologias. Certamente esse estudo dará a diretriz e a segurança aos municípios.”

Outras ações

Na reunião desta quinta, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) apresentou uma proposta para implementação de práticas de educação ambiental para o descarte e tratamento correto de resíduos. Outro ponto destacado foi a resolução 485/2023, do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), que altera a classificação das Áreas de Preservação Permanentes (APPs) nas zonas urbanas. Ambos os temas serão levados para a assembleia de prefeitos do Cisvale, marcada para as 9 horas do dia 7 de junho, em Vera Cruz.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.