Um encontro realizado segunda-feira, na 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, reuniu as prefeituras de Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul, dos hospitais Santa Cruz e São Sebastião Mártir (de Venâncio) e a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp). O objetivo foi reorganizar o atendimento neonatal e pediátrico na região. A proposta é elaborar um projeto regional para dez leitos de UTI neonatal junto ao Hospital Santa Cruz e dez leitos pediátricos macrorregionais e ambulatório de pediatria no Hospital São Sebastião Mártir.
A coordenadora regional de Saúde, Mariluce Reis, informou que a legislação não permite mais o atendimento de UTI mista, o que exige da região uma solução de UTI pediátrica. “Venâncio tem um bom quantitativo de pediatras e uma estrutura já construída. Com o desejo político do município, vamos articular para um apoio macrorregional de atendimento”, disse.
A administração do São Sebastião Mártir confirmou apoio ao projeto e já busca informações sobre a necessidade de investimentos para concluir o andar. O prefeito Jarbas da Rosa frisou que busca a qualificação do atendimento infantil e a UTI pediátrica seria um grande passo para a região. “Além de novos serviços, é uma forma de atuação de residentes de medicina e de atração de recursos para o hospital.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Bebês da UTI do HSC recebem medalhas por etapas superadas