Mesmo sem chuva e com dias ensolarados, o Rio Jacuí não recuou e segue provocando transtornos em Rio Pardo. Com 18,20 metros medidos na jusante da Barragem do Anel de Dom Marco – 11,20 acima do nível normal – o rio já é responsável por desalojar e desabrigar 185 pessoas. Algumas famílias estão na casa de parentes, enquanto outras buscaram abrigo no Ginásio Municipal Norberto Ubatuba. Em função das cheias e dos prejuízos, o prefeito Rogério Monteiro decretou situação de emergência na última sexta-feira.
Além dos problemas com inundações nos arredores da Praia dos Ingazeiros, local que registra intenso movimento de curiosos, as aulas nas Emefs José Borges Sobrinho e João Maria Corrêa, ambas no interior, estão suspensas nesta segunda, 18, como medida de de segurança. A Secretaria Municipal da Educação tomou a decisão devido ao bloqueio das estradas pela água. Já os alunos da Emef Zamira do Amaral oriundos da localidade da Barragem e que usam transporte municipal estão dispensados. Eles farão atividade compensatória.
LEIA TAMBÉM: Rio Pardo decreta situação de emergência
Publicidade
No balneário Porto Ferreira, os moradores acompanham a subida do Jacuí com apreensão. Isso porque, com mais de 18 metros, a água já alcança o segundo pavimento das residências localizadas em terrenos baixos. Os proprietários costumam elevar os móveis para o andar superior para evitar danos e prejuízos, mas para muitos já não há mais o que possa ser feito. O rio já chegou no trecho asfaltado da Rua Ema Dai Pra e Souza, que agora serve como ponto de embarque e desembarque das embarcações que fazem o transporte dos moradores.
Depois de um domingo digno de verão, com temperaturas que chegaram aos 37 graus em algumas regiões, a chuva volta ao Rio Grande do Sul com a vinda de uma frente fria nesta segunda-feira. De acordo com a MetSul Meteorologia, a instabilidade deve começar no Oeste e no Sul durante a manhã, com alerta para temporais isolados, granizo e ventania. A empresa alerta para precipitações na casa dos 100 milímetros em diversas cidades do Oeste, Sul e Centro gaúchos, com elevação para 150 e até 200 milímetros em pontos isolados ao longo da semana.
LEIA TAMBÉM: DNIT alerta para serviços de manutenção em rodovias da região; confira
Publicidade
No Estado, buscas por nove desaparecidos seguiram no fim de semana, conforme informações divulgadas pela Defesa Civil no fim da tarde desse domingo. Até o momento, foram confirmadas 48 mortes e 3.130 pessoas resgatadas. As enchentes deixaram 4.904 desabrigados
O pagamento do programa Bolsa Família foi antecipado em 97 cidades gaúchas atingidas pelas enchentes. Os beneficiários receberão os recursos nesta segunda, independentemente do final do Número de Identificação Social, usado para organizar as datas de pagamento (NIS).
O comunicado do governo também afirma que famílias que recebem o benefício pelo Caixa Tem, em conta Poupança Social Digital, poderão movimentar os valores pelo aplicativo, sem necessidade de ir a uma agência. As chuvas intensas, resultado de um ciclone, causaram enchentes e deixaram estragos em 104 municípios.
Publicidade
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade
This website uses cookies.