No dia do seu aniversário de 30 anos, a vera-cruzense Márcia Solange Moraes teve que deixar a casa onde mora, no Bairro Arco Íris, para seguir até o Ginásio Municipal Segefredo Werner, o Guidão, em Vera Cruz. Ao lado do filho Guilherme, de 3 anos e 11 meses, e do marido Marcelo Marques, 44, a industriária passou a noite no local, onde mais duas famílias precisaram buscar abrigo. “Nós perdemos tudo o que tínhamos dentro de casa. Mas aqui fomos bem recebidos e tivemos o apoio necessário”, disse Marcelo, que está desempregado.
LEIA TAMBÉM: VÍDEOS E FOTOS: queda de granizo causa estragos no Vale do Rio Pardo
Foi lá, também, que moradores buscaram as doações enviadas pela comunidade, entidades e empresas. Somente em lonas, 100 mil metros quadrados foram distribuídos até essa quinta-feira, 13. No início da tarde, ainda estava prevista a chegada de doações da Defesa Civil do Estado. Para os vera-cruzenses foram destinados colchões, kits de higiene, cestas básicas e galões de água – sendo 200 unidades de cada.
Publicidade
Segundo o prefeito Gilson Becker, os trabalhos continuaram em diversos pontos do município. “Além dos atendimentos que ficaram pendentes, tivemos retrabalho para colocação das lonas devido ao forte vento registrado durante a noite e a madrugada.” Ao mesmo tempo, as equipes da Prefeitura atuavam no levantamento de perdas e danos e em reparos nas estradas do interior. “Nosso desafio agora é a distribuição de telhas. Precisamos buscar recursos para a aquisição de mais unidades”, ressaltou Becker.
LEIA TAMBÉM: Famílias atingidas por granizo viveram momentos de pânico na madrugada
O ciclone extratropical que atingiu o Estado afetou 51 municípios, matou uma pessoa em Rio Grande e deixou 23 feridos. Nessa quinta-feira o fenômeno começou a se afastar, mas derrubou as temperaturas. Os alertas para danos, no entanto, continuam.
Publicidade
Em Sobradinho, o prefeito Armando Mayerhofer decretou situação de emergência. Desde quarta-feira, após o temporal de granizo, foram entregues 50 mil metros quadrados de lonas e 10 mil telhas. Além disso, mais 4 mil unidades foram encomendadas.
Equipes da Prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Venâncio Aires seguiam atentas aos locais de enchentes. Conforme nota publicada, a preocupação era com o transbordamento do Rio Taquari e do Arroio Castelhano. Em caso de emergência, a população pode acionar auxílio pelo número da Defesa Civil: (51) 93505 5953.
LEIA MAIS: Vera Cruz já contabiliza 4 mil famílias atingidas pelo granizo; Prefeitura arrecada donativos
Publicidade
O coordenador da Defesa Civil de Candelária, João Vicente de Oliveira Carrão, disse que na madrugada dessa quinta-feira, por volta das 2h30, o Rio Pardo ficou 15 metros acima do nível. Logo em seguida, no entanto, o volume começou a baixar. As áreas mais atingidas foram a Praia Carlos Larger, Linha do Rio e Costa do Rio.
Houve distribuição de 900 metros quadrados de lonas a 25 famílias atingidas pelo granizo, na quarta-feira. Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com a própria Defesa Civil pelo telefone 3743 8100 ramal 349, ou 193, 190, ou Corpo de Bombeiros Voluntários pelo 3743 1930.
As doações em Vera Cruz podem ser realizadas no próprio Guidão, na sede da Prefeitura, na Secretaria de Desenvolvimento Social e no Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Mais informações pelo (51) 3718 1520.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.