Categories: Polícia

Região conhece a primeira fase de implantação do cercamento eletrônico

Às 15 horas desta segunda-feira, 2, a região dará um passo histórico para ampliar a segurança pública em parte dos municípios do Vale do Rio Pardo. Em uma parceria entre o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e a Associação de Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), será apresentada a primeira fase de implantação do cercamento eletrônico e videomonitoramento da região.

Com R$ 3 milhões vindos de emendas parlamentares federais, os municípios de Rio Pardo, Pantano Grande, Encruzilhada do Sul, Candelária, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul e Vera Cruz começarão a receber os primeiros equipamentos para as centrais de controle.

Segundo o prefeito de Pantano Grande e presidente do Cisvale, Cássio Nunes Soares, nesta segunda haverá o lançamento das instalações e a apresentação do projeto complementar, que foi elaborado pelo Consórcio para os municípios que ainda não foram contemplados.

Publicidade

“É um projeto ousado. A nossa ideia é fazer com que os 14 municípios tenham o cercamento eletrônico, que ajudará o poder de polícia a ampliar a segurança para as nossas comunidades”, explica Soares. A instalação dos equipamentos terá início no dia 9 deste mês.

LEIA MAIS: Santa Cruz terá cercamento eletrônico em até 90 dias

De acordo com o presidente do Cisvale, serão necessários R$ 12 milhões para a instalação do cercamento em toda a região. Aos municípios que não foram contemplados com as emendas parlamentares, Soares apresentará nesta segunda a estratégia de captação de recursos.

Publicidade

“Trata-se de um programa de incentivo semelhante às leis de incentivo à cultura. O Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg) viabiliza a destinação de parte do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)”, afirma.

O encontro desta segunda-feira à tarde ocorrerá no Centro Regional de Cultura de Rio Pardo. “Será um momento para agradecer e reconhecer o empenho dos parlamentares, como o então deputado federal Sérgio Moraes (PTB), que indicou mais municípios da região para receber os recursos”, ressaltou Soares.

Soares, do Cisvale: projeto ousado

Cezar Schirmer

Publicidade

O ex-secretário estadual da Segurança, Cezar Schirmer, confirmou presença no encontro de apresentação do projeto de cercamento eletrônico do Vale do Rio Pardo. Ele fará uma palestra sobre o projeto complementar do Sistema Integrado Regional de Videomonitoramento e Cercamento Eletrônico.

A iniciativa do Cisvale busca recursos para contemplar todos os municípios da região, incluindo aqueles que não foram contemplados pelas emendas da bancada gaúcha no Congresso Nacional e pela Consulta Popular. Schirmer é atualmente secretário da Economia Criativa da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania.

LEIA MAIS: Projeto conecta câmeras particulares aos órgãos de segurança

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.