Geral

Região central do Rio Grande do Sul deve ter chuva abaixo da média em setembro e outubro

A Defesa Civil Nacional divulgou a previsão climática para os meses de setembro e outubro. A probabilidade é de chuvas abaixo da média na região central do Rio Grande do Sul. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nas demais áreas do país, a previsão ficará dentro da média esperada, com chuvas escassas na faixa central do Brasil e chuvas mais abundantes nos extremos norte e leste.

Os próximos dois meses serão marcados ainda pela atuação de frentes frias, o que poderá provocar quedas de temperaturas em boa parte do Brasil. Se esse cenário for confirmado, será o terceiro ano consecutivo com regime de chuva fora do ideal para a agricultura, principalmente no que diz respeito à safra de grãos. Os modelos indicam até 100 milímetros de chuva abaixo do esperado.

LEIA TAMBÉM: FOTOS E VÍDEO: temporal com granizo atinge Cachoeira do Sul

Publicidade

La Niña

A alteração no volume de chuvas e a queda de temperatura na região Sul são provocadas, principalmente, pelo La Niña. Segundo o Inmet, o fenômeno deverá continuar até o fim do inverno e na primavera. “Essa previsão ocorre devido à persistência do La Niña, que mantém as águas do Oceano Pacífico mais frias do que a média normal histórica, acarretando efeitos globais na temperatura e na precipitação”, explica a técnica em Meteorologia do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Rosane Vieira.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.