Categories: Regional

Reformulado, Gabinete de Emergências realiza primeira reunião de 2021

Após a instituição do novo Comitê Gestor de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus, em Santa Cruz do Sul, por decreto do Executivo Municipal, a primeira reunião de trabalho do grupo foi realizada nesta quinta-feira, 7. A partir da reestruturação, o grupo passou a contar com três instâncias, ampliando a participação da sociedade civil por meio de representantes da classe empresarial. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEE).

A prefeita Helena Hermany compareceu à primeira reunião e na oportunidade reafirmou o compromisso com a manutenção de um diálogo permanente com todos os segmentos da sociedade para a tomada de decisões com relação às regras enquanto durar a pandemia.

Ela deu ênfase na busca do equilíbrio entre saúde e economia. “Procuramos formar um grupo bem heterogêneo para dar voz ao conjunto da sociedade. Acreditamos que as decisões precisam ser tomadas em grupo porque esse é um grave problema que afeta a todos. Nosso propósito maior é cuidar das pessoas”, defendeu ela.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Veja atualização dos dados da Covid-19 em Santa Cruz


De acordo com a secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, a busca pela objetividade deverá nortear os trabalhos do comitê. “Nosso grande objetivo é produção e resultados. Temos um grande desafio pela frente, especialmente nesse momento delicado em que os números estão crescendo muito. Precisamos trazer o comércio para este debate, para que nos ajude na questão educativa, de conscientizar a população, medida que é de fundamental importância”, destacou.

A definição de regras mais claras, a serem descritas nos decretos emitidos pelo município, será uma preocupação permanente do comitê. A ideia é evitar contradições e incoerências nos regramentos, o que na visão do grupo, prejudica a compreensão da população e, ao invés de servir para proteger, na verdade gera enorme insatisfação por parte da comunidade. “Se queremos proteger a população, precisamos ser mais exatos para não causar más interpretações”, observou o coordenador da Vigilância Sanitária, Luciano Duro.

Publicidade


Daniela fez questão de frisar que o propósito agora não é restringir a atividade econômica, mas que para isso é necessária a colaboração do conjunto da sociedade. “Não é nosso objetivo punir e nem fechar estabelecimentos, pelo contrário. Agora vamos sentar e debater questões para instrumentalizar aqueles que estão na linha de frente do combate à pandemia, pessoas que têm a responsabilidade de orientar e fiscalizar o cumprimento das regras”, disse. Nos próximos dias deverá ser publicado um novo decreto com ajustes nas regras atualmente em vigor.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.