A reforma da Estação Rodoviária de Santa Cruz do Sul avançou nas últimas semanas. De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento, a revitalização do terminal começou em julho do ano passado e está com cerca de 58% dos trabalhos prontos. A empresa responsável é a K&G Construções, de Santa Cruz, e a previsão de conclusão é para o primeiro semestre de 2023, mas é possível que as intervenções se estendam por mais tempo. O investimento da Prefeitura é de R$ 2,6 milhões.
Segundo a pasta, a reforma dos sanitários públicos está praticamente concluída. Já foram instalados o forro de gesso, piso e azulejos, restando somente os acessórios e iluminação. Já o setor administrativo está pronto, com pisos colocados, elétrica e pintura concluídas. Da mesma forma, a impermeabilização da cobertura e a reparação das estruturas metálicas estão quase finalizadas, bem como a pintura destas e de todas as alvenarias externas do prédio. No momento, os trabalhos estão concentrados na conclusão da pintura, acabamentos e últimas intervenções na parte elétrica.
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Apesar dos diversos pontos isolados, o terminal opera normalmente para a venda de passagens, embarque e desembarque de passageiros. Também funcionam a lancheria localizada na área central e o ponto de táxis. Devido à interdição dos sanitários, foram instalados banheiros químicos de forma provisória para atender os usuários.
A revitalização da Estação Rodoviária é uma demanda antiga da população santa-cruzense. O complexo foi inaugurado em 1982, durante a primeira gestão do ex-prefeito Arno Frantz, e ao longo de quatro décadas nunca havia passado por uma grande reforma. Em 2019, um laudo da Defesa Civil apontou uma série de problemas estruturais e recomendou o isolamento da edificação onde funcionava o restaurante – o que foi feito – além de manutenção imediata para a recuperação da parte metálica que sustenta a platibanda.
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O projeto prevê a substituição de todas essas estruturas e da rede elétrica, além da reforma dos banheiros e o posicionamento das portas viradas para a BR-471. Está prevista ainda a construção de uma área de espera junto aos guichês, um fraldário, ambiente para descanso dos funcionários e adequação do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI).
A cobertura receberá manto asfáltico em toda a extensão, o que além de proteger deve ajudar a reduzir o ruído em dias de chuva forte. Os recursos foram captados por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), através da Caixa Econômica Federal.
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