Categories: Coronavírus

Reforço para profissionais da saúde e pessoas acima de 60 anos começa na próxima semana

A Secretaria da Saúde (SES) definiu, na manhã de quinta-feira, 30, que na próxima semana entregará aos municípios doses de vacinas contra Covid-19 para reforço da imunização de profissionais da saúde e de pessoas acima de 60 anos. Está prevista, inicialmente, a distribuição de 270 mil doses de Pfizer para esses dois grupos, o que engloba todos que fizeram a segunda dose até 31 de março. Essas aplicações extras devem ser feitas seis meses após a segunda dose ou dose única.

O ordenamento para a vacinação extra dos profissionais da saúde seguirá o fechamento do prazo de seis meses da segunda dose ou dose única. Para as primeiras doses, iniciadas em janeiro, foi feita uma sequência que começou com os trabalhadores da linha de frente (de UTI e emergências, por exemplo) e que aos poucos foi ampliada.

As orientações específicas para essa dose de reforço foram publicadas pelo Ministério da Saúde na Nota Técnica 47/2021, elencando todos os trabalhadores que se enquadram nesse grupo. São citados desde os trabalhadores da assistência, vigilância e gestão, assim como os agentes de combate a endemias e apoio (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros, motoristas de ambulâncias, gestores e outros).

Publicidade

Também estão listados os trabalhadores que atuam em cuidados domiciliares, por exemplo, cuidadores de idosos, doulas e parteiras. Além disso, incluem-se os familiares diretamente responsáveis pelo cuidado de indivíduos gravemente enfermos ou com deficiência permanente que impossibilite o autocuidado (apenas o familiar diretamente responsável pelo cuidado).

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

caroline.garske

Share
Published by
caroline.garske

This website uses cookies.