Santa Cruz do Sul

Reflorestamento do Rio Pardinho melhora qualidade da água captada para tratamento, afirma Corsan

O projeto de bioengenharia para recuperação de 185 metros de extensão das margens do Rio Pardinho, em Santa Cruz do Sul, foi concluído pela Corsan com o plantio de 11.750 mudas nativas. O trabalho, elaborado com técnicas de engenharia natural, teve investimento de cerca de R$ 1,6 milhão. Além de proteger o entorno do rio da erosão sobre as áreas de cultivo, o reflorestamento vai melhorar a qualidade da água captada para tratamento e distribuição à população.

A recuperação do local foi iniciada há mais de um ano, com aplicação de rochas e de solo envelopado, para evitar a perda de solo frágil. Esta é uma técnica de contenção de solo que reforça o aterro com elementos resistentes a deslocamentos. É também conhecida como solo reforçado. Esses materiais fazem com que a água do rio corra com menor velocidade e não arraste tanto a terra. Da mesma forma, a vegetação também vai reduzir a força da água e evitar a erosão.

LEIA TAMBÉM: Projeto para instalar câmeras de segurança nas unidades de saúde de Santa Cruz é aprovado

Publicidade

De outubro de 2024 até fevereiro deste ano, foram plantadas, na parte do entroncamento, 740 mudas de sarandi-branco, 2.590 de sarandi-negro e 1.850 de caliandra-rosa. No solo envelopado, estão cultivadas 740 mudas de caliandra-rosa, 370 de caliandra-vermelha, 370 de sarandi-negro e 370 de cambaí-amarelo.

Além dessas, foram plantadas ainda 1.180 mudas de alamanda-amarela, 1.180 de caliandra-rosa, 1.180 de sarandi-negro e 1.180 de sesbânia, que vão se transformar em arbustos de maior altura. Todas as espécies nativas já estão adaptadas ao ambiente e aguentam a força da água do rio.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais