Quatro acampamentos de pesca foram abordados durante uma fiscalização do 2º Pelotão Ambiental da Brigada Militar nesta terça-feira, 16, em Rio Pardo. A operação de combate à pesca predatória no Rio Jacuí, ocorreu devido à aproximação do período de Piracema. Foram apreendidos 175 metros de redes de pesca a menos de 200 metros da barragem – o que viola a legislação – e os peixes capturados foram soltos de volta ao rio. Ao todo foram abordados quatro acampamentos e identificadas dez pessoas. Ninguém foi detido.
O Pelotão Ambiental de Rio Pardo alerta para o início da Piracema na bacia do Rio Jacuí que acontece do dia 1º de novembro até 28 de fevereiro. Durante o período, passará a ser proibido o uso de materiais de pesca que retirem da água mais de um animal por vez na área delimitada de 1500 metros acima e abaixo de barragens.
Os pescadores amadores poderão usar linha de mão, caniço ou molinete, desde que respeitem o tamanho mínimo de cada espécie. Para o transporte, será autorizado carregar 10 quilos de peixe mais um exemplar. Quem descumprir qualquer das regras poderá responder por crime ambiental, ter o equipamento apreendido e ainda receber multa, de acordo com o pelotão.
Publicidade
LEIA MAIS: PRF prende três em ação contra roubo de veículos na BR-116
Publicidade