Após o período de férias coletivas, aproximadamente 360 professores, agentes escolares, atendentes de serviços gerais e monitores da rede municipal de Educação Infantil foram recepcionados nesta quarta-feira, 03, pela Secretaria Municipal de Educação, no auditório do Colégio José de Oliveira Castilhos. Com o objetivo de integrar e dar as boas-vindas para o ano de 2016, os profissionais assistiram a palestra da especialista em saúde mental coletiva, Vera Lúcia Miranda da Rosa, que falou sobre viver, trabalhar e amar: grandes significados da vida.
Com auditório lotado, o grupo demonstrava empolgação para o reinício dos trabalhos. O secretário da Educação, Emerson Henrique, destacou a importância da Educação Infantil na formação humana. Ele confirmou a participação, pela primeira vez, do grupo de Educação Infantil no Fórum Internacional de Educação e falou sobre o desfio de atender, em 2016, cerca de 500 novos alunos na pré-escola, que passa a ser obrigatória para crianças entre 4 e 5 anos. “Estamos fazendo um grande esforço e investimento para cumprir essa meta do Plano Nacional. Cerca de 280 dessas crianças são do interior e estamos atendendo com escola e transporte”, afirma o secretário.
O vereador e vice-presidente da Câmara, Telmo Kist, falou em nome do Legislativo e ressaltou o excelente trabalho prestado pelas 12 Escolas de Educação Infantil Municipal, que não enfrentam reclamações da população. Kist ressaltou a qualidade dos profissionais e a importância de pensar educação como prioridade.
Publicidade
O prefeito Airton Artus, em tom de despedida, já que realiza seu último ano de mandato, parabenizou o grupo de servidores pela motivação que apresentam no admirável trabalho de construir cidadãos. O prefeito falou da boa média salarial mantida pelo Município de Venâncio Aires, dos investimentos realizados apesar da crise no país e da transparência pública, que é transferida também para o contato com os servidores, que mantém relação apartidária com o governo e possui toda a liberdade para sugerir ou questionar a Secretaria Municipal de Educação.
Após a abertura oficial de acolhida, os profissionais tiveram uma manhã de trabalhos com Vera Miranda. A palestrante tem formação acadêmica em história natural, mestrado e especializações no Brasil e no exterior na área de saúde mental coletiva. Palestrante e consultora do Ministério da Saúde, o tema da palestra foi: “Viver, Trabalhar e Amar: Grandes significados da vida”.
Nesta quinta-feira, 04, são esperados para o retorno das aulas cerca de 1.500 crianças de zero a cinco anos de idade em 12 escolas de Educação Infantil na cidade. As Emeis estarão abertas a partir das 6h30 para receber os alunos. Já a partir das 12h, os pais podem conferir a classificação dos inscritos que aguardam por novas vagas. A Secretaria de Educação informa ainda que a volta às aulas para os alunos da rede municipal de ensino fundamental (Emef) ocorre dia 22 de fevereiro.
Publicidade
This website uses cookies.