Nesta segunda-feira, 21, na rede estadual de ensino, a previsão é de que aproximadamente 30 mil alunos retornem às 93 escolas dos 18 municípios da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Depois de dois anos atípicos, em que os alunos passaram por períodos sem aula, ou de aprendizado a distância e pelo modelo híbrido de ensino, com aulas em parte presenciais, em parte on-line na plataforma Classroom, eles voltam de forma totalmente presencial, sem revezamento e sem escalonamento.
Neste ano, o Novo Ensino Médio (NEM) será implementado em todas as turmas de 1º ano. “É uma integração curricular que traduz e concretiza o objetivo central da educação, que é o de promover o desenvolvimento integral dos estudantes em suas dimensões intelectuais, físicas, afetivas, sociais, éticas, morais e simbólicas”, ressalta o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura.
LEIA MAIS: Aplicado como piloto na Benjamim Copetti desde 2020, Novo Ensino Médio chega a todas as escolas
Publicidade
Conforme ele explica, diferentemente do passado, quando as escolas se preocupavam praticamente em preparar os alunos para os vestibulares e as provas do Enem, atualmente, com o NEM, além de capacitar para o ingresso na universidade, a escola também desenvolve habilidades e competências para o mercado de trabalho. “A escola procura assegurar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e valores do aluno. Ele participa com maior relevância nas decisões da vida escolar e passa a ter mais engajamento, autonomia e protagonismo”, ressalta Moura.
Atividades de formação
Segundo Moura, a 6ª CRE, juntamente com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), vem, desde o início de fevereiro, oferecendo uma série de formações pedagógicas para professores, orientadores, supervisores e diretores das escolas. “Todos passaram por formações pedagógicas, administrativas e financeiras. Também receberam orientações de protocolos de saúde, de projetos e programas que serão desenvolvidos no decorrer do ano letivo de 2022”.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!