Educação

Rede estadual gaúcha avança em todas as etapas de ensino, segundo Ideb 2021

Divulgado na manhã de sexta-feira, 16, em cerimônia realizada no Ministério da Educação, em Brasília, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referentes ao ano de 2021, destacaram a melhoria dos índices da rede estadual de educação do RS em todas as etapas de ensino, em relação à edição de 2019.

Nos anos finais do Ensino Fundamental, a nota saltou de 4,4 para 5, subindo da 16ª para a 5ª colocação, um avanço de 11 posições. No Ensino Médio, a nota subiu de 4,0 para 4,1 entre 2019 e 2021, saindo da 9ª para a 7ª posição entre as redes estaduais.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o avanço foi de uma posição, passando da 11ª para a 10ª colocação no ranking entre as 27 unidades federativas do país. A nota, que era de 5,8, subiu para 5,9, acima da média nacional, que é 5,8.

Publicidade

LEIA MAIS: Programa de Busca Ativa Escolar reduz os abalos da pandemia no Vale do Rio Pardo

Proficiência

Nos resultados do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), índice de proficiência formado pela média das notas das provas de Língua Portuguesa e Matemática, a Rede Estadual do RS alcançou a 4ª maior nota do país no Ensino Médio, a 6ª melhor nota nos anos finais e a 12ª nos anos iniciais.

Fluxo

Em relação ao indicador de Fluxo, que contempla os índices de aprovação, a rede estadual de educação alcançou melhorias expressivas em relação à edição de 2019, com avanço em todas as etapas de ensino:

Publicidade

• Nos anos iniciais, o desempenho passou de 92% para 98%, fazendo o RS subir da 17ª posição para a 9ª.
• Nos anos finais, o desempenho passou de 82% para 96%, fazendo o RS subir da 22ª posição para a 13ª.
• No Ensino Médio, o desempenho passou de 76,5% para 88%, fazendo o RS subir da 19ª posição para a 18ª.

LEIA TAMBÉM: Mobiliza Educação vai investir mais de R$ 40 milhões no ensino da rede municipal

Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação, indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar. Ou seja, na progressão dos estudantes entre etapas/anos na educação básica.

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

caroline.garske

Share
Published by
caroline.garske

This website uses cookies.