Depois da inauguração da Renner, mais uma grande rede varejista está em vias de se instalar em Santa Cruz do Sul. Embora ainda não confirme oficialmente, a Lojas Americanas, uma das maiores do País no segmento, já tem negócio fechado com investidores locais para abrir uma unidade na Rua Marechal Floriano.
A empresa vinha estudando o mercado local há cerca de um ano. A unidade será ao lado da sede do FGTAS/Sine, onde fica a antiga Residência Müller. Segundo informações extra-oficiais, a empresa teria assinado um contrato de locação no modelo built to suit, ou seja, o proprietário do terreno vai construir o prédio, que deve ter um único pavimento, em condições pré-estabelecidas pela própria rede.
O ponto que receberá a unidade da Americanas. Foto: Lula Helfer.
Publicidade
O projeto já tramita junto à Prefeitura para obtenção das licenças e, embora não haja previsão de inauguração, a empresa teria pressa em abrir as portas na cidade. Ainda não se sabe o valor do investimento e nem quantos empregos vão ser gerados. As lojas da rede trabalham com uma ampla gama de produtos, desde alimentos até eletrônicos.
Fundada na década de 1920 no Rio de Janeiro, a Lojas Americanas integra a 3G Capital, gigante que controla, entre outras, a AB InBev, o Burger King e a América Latina Logística (ALL). Apesar da crise econômica, a rede anunciou, no início do ano, plano de abrir 200 novas lojas em 2017. Atualmente, apenas no Rio Grande do Sul funcionam 24 unidades. Dessas, 16 são na Região Metropolitana e as demais no interior, incluindo Cachoeira do Sul e Lajeado.
Por intermédio da assessoria de imprensa, a empresa informou nesta segunda-feira que não iria comentar o assunto.
Publicidade
Cotada para shopping
Assim como a Renner, a Americanas estava cotada para ser uma das lojas-âncora do shopping center lançado em 2013 pela Real Empreendimentos, empresa do Grupo Josapar, que seria o primeiro de grande porte em Santa Cruz. Com o atraso no projeto – cuja abertura era prevista para o fim do ano passado, mas que foi adiada em razão da recessão econômica e até agora a obra sequer teve início –, as empresas estariam buscando alternativas para iniciar as operações no município. Outras redes conhecidas, como a Riachuelo e a C&A, também eram cotadas.
Ponto tradicional
Publicidade
O ponto que receberá a unidade da Americanas já foi um dos mais tradicionais do município. Ali funcionou, entre as décadas de 1930 e 1960, a Confeitaria e Café Ideal, conhecida por Café Müller. Parte da fachada ainda é preservada. Durante vários anos, a loja Scalco funcionou no térreo.
O prédio consta entre os imóveis tombados pela Lei do Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Cruz, o que significa que projetos de alteração, reforma ou demolição precisam ser aprovados previamente pelo Centro de Pesquisa e Qualidade Urbana e Rural (Cipur) e pelo Conselho Municipal de Planejamento Urbano (Compur).
Publicidade