Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Calendário cheio

Recopa Gaúcha, Copa do Brasil e Série D: como será o 2019 do Avenida

O título inédito da Copa Wianey Carlet, alcançado neste domingo após a vitória por 1 a 0 sobre o Gaúcho, nos Eucaliptos, rendeu bons frutos ao Avenida. O calendário da próxima temporada estará ainda mais recheado de competições para o Periquito.

A principal delas é a Copa do Brasil, que reúne equipes de todos os estados e dá ao campeão uma vaga à Copa Libertadores da América. Mas também terá a Série D do Campeonato Brasileiro e a Recopa Gaúcha no radar do Avenida. Confira um pouco sobre cada uma das competições que o Periquito vai estrear.

COPA DO BRASIL

Publicidade

Pela segunda vez, um time do Vale do Rio Pardo jogará a Copa do Brasil, que completará 30 anos de história em 2019. Em 2003, o Guarani de Venâncio Aires disputou a competição, caindo diante do América-RN. Agora, será a vez do Avenida, que já havia garantido vaga através do Gauchão – após Grêmio e Inter se classificarem à Libertadores -, onde foi quarto colocado.

Além do Avenida, Brasil de Pelotas e São José de Porto Alegre vão representar o Rio Grande do Sul. O Gaúcho de Passo Fundo terá que escolher entre a Série D e a Copa do Brasil. Caso opte pelo primeiro, o Ypiranga de Erechim herda a vaga. A dupla Gre-Nal vai entrar direto na fase de oitavas de final da competição, que inicia no dia 6 de fevereiro e terá a participação de 91 equipes.

SÉRIE D DO BRASILEIRÃO

Publicidade

Criada em 2009, a competição que representa o quarto nível do futebol brasileiro terá 68 participantes em 2019 e inicia no dia 5 de maio. A vaga para o Avenida se deu após o quarto lugar no Campeonato Gaúcho. O Periquito e o Caxias são os representantes do Estado confirmados na competição, enquanto o Gaúcho definirá se vai ficar com a outra vaga. 

Regionalizada na fase de grupos a fim de evitar longos deslocamentos para as equipes, a Série D, nos últimos anos, rendeu quatro acessos a times gaúchos. Juventude (2013), Brasil de Pelotas (2014), Ypiranga (2015) e São José (2018) obtiveram êxito e subiram para a Série C. Nenhum deles, entretanto, ficou com o título.

RECOPA GAÚCHA

Publicidade

O confronto entre o campeão gaúcho e o campeão das copas organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) abrem o calendário da temporada no Estado. Com exceção da primeira edição – em 2014 – e ao jogo de volta da decisão deste ano, os duelos são válidos também pelo Gauchão.

Campeão da Copinha, o Avenida vai enfrentar o Grêmio, campeão estadual. Pelo Gauchão, as duas equipes se enfrentam no dia 10 de fevereiro, na Arena, mas ainda não está confirmado se o jogo também será válido pela Recopa. Pelotas (2014), Lajeadense (2015), Inter (2016 e 2017) e São José (2018) são os campeões das edições anteriores.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.