O ano de 2017 não foi nada tranquilo. Muitas mudanças. Muitas perdas. Mas também foi um ano de muitas oportunidades para ajustes e aprendizados. Não desperdice a chance de aprender. Aprender cansa e desgasta, mas traz recompensas. A imprevisibilidade é algo que acompanha nossa existência. Porém há princípios que podem tornar nossa vida mais longa, de melhor qualidade e com maior significância.
Tenha metas e objetivos. É maior a chance de realizarmos algo se está no papel, de preferência em local visível. Não esqueça que metas são processos e dentro de cada meta há etapas menores que precisam ser planejadas a fim de obtermos o resultado esperado. Use o ano que passou como parâmetro para traçar novas metas, pois assim tendemos a ser mais realistas nos objetivos.
Faça um orçamento e planejamento financeiro. Dívidas podem causar problemas. Assim como muitas vezes nos privamos desnecessariamente de bons momentos para acumular. Esta é uma atividade familiar. De pouco adianta uma pessoa estar planejada se os outros integrantes da família desconhecem tal planejamento.
Publicidade
Exercite-se. O sedentarismo está associado a uma série de transtornos físicos e mentais. Se ainda não descobriu qual a atividade te motiva, experimente. Não espere a motivação para iniciar uma atividade, pois ela vem depois.
Aprenda algo novo. Estar em constante aprendizado e aperfeiçoamento é ótimo para o cérebro, criando novas conexões e retardando os efeitos do declínio das funções mentais.
Estabeleça limites para si e para outros. Não podemos comer tudo que queremos sem engordar, não podemos comprar tudo que queremos sob pena de perdermos o equilíbrio financeiro ou a satisfação da conquista, assim como não podemos agradar a todos o tempo todo. Limites servem para proteger.
Publicidade
Organize seus horários. Recomendo ter um calendário visível onde possa visualizar seu dia, semana e mês. Muitas pessoas queixam-se de não ter tempo. Na maioria das vezes é uma questão de reorganizar e realocar atividades. Assim podemos ter tempo para lazer, atividade física, conviver com a família.
Não procrastine, porém não seja imediatista. Tarefas acumuladas costumam aumentar de tamanho. Tente não deixar para depois. Mas lembre-se que a maioria das tarefas faz parte de um processo e o resultado final leva tempo.
Exercite a empatia, seja solidário e cooperativo. Em tempos tão individualistas, se colocar no lugar do outro é salutar, assim como querer o bem do outro e colaborar para que isso aconteça. Isso é fundamental para melhorarmos como sociedade.
Publicidade
Desejo que todos tenham em 2018 uma vida que valha a pena ser vivida e compartilhada, com muito amor e alegrias.
This website uses cookies.