Geral

Recenseadores serão convocados através de edital publicado nesta segunda-feira

Falta menos de um mês para começar o levantamento domiciliar do Censo 2022. A partir de 1º de agosto, 353 profissionais devem passar em todas as residências da região de atuação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Eles aplicarão questionário para a coleta de informações, que servem como base para implementação de políticas públicas e decisões de governo.

O processo seria realizado em 2020, mas teve dois adiamentos, o primeiro em decorrência da pandemia e o segundo por dificuldades orçamentárias. Em 2022, o IBGE já realizou duas seleções, com divulgação dos resultados em 20 de maio e 30 de junho, que definiu quem poderá participar do treinamento e, posteriormente, atuar no levantamento de dados.

LEIA TAMBÉM: Supervisores do IBGE começam pesquisa urbanística em Santa Cruz; entenda

Publicidade

Nesta segunda-feira, 11, será publicado edital de convocação dos recenseadores. Os nomes estarão nos sites da Fundação Getúlio Vargas e do IBGE. As pessoas citadas deverão comparecer aos postos de coleta para confirmar o interesse de atuação.

Luiz Eduardo Braga reforça que os candidatos aptos já podem ir aos pontos de coleta

De acordo com o coordenador de área, Luiz Eduardo Braga, eles serão informados sobre o local do treinamento, entre os dias 18 e 22. A classificação nesta fase define se o candidato poderá atuar. “Quem está apto já pode procurar o posto de coleta para que seja agilizado o processo”, adianta Braga.

LEIA TAMBÉM: Sinimbu debate limites do município em reunião com o IBGE

Publicidade

Na última semana de julho ocorre a etapa burocrática, com a entrega de documentação para os contratos. A partir de 1º de agosto, serão feitas as coletas em todos os 5.570 municípios brasileiros.

Trabalho adiantado

Luiz Eduardo Braga comemora o desempenho do trabalho das equipes. Em junho, foram chamados os agentes censitários municipais e supervisores, que passaram por treinamento. No dia 20, começaram as pesquisas de características urbanísticas dos municípios. São verificadas questões estruturais, como arborização, bocas de lobo, paradas de ônibus, calçamento e iluminação. O prazo para a conclusão dessa etapa é 12 de julho, tido como exíguo, sobretudo, se considerar que houve grande período de chuva. “Estamos concluindo esse processo, o que é bem positivo, como mostra do trabalho do grupo, que enfrentou a chuva para apurar os dados”, enfatiza.

LEIA TAMBÉM: IBGE inicia a convocação dos aprovados em Santa Cruz

Publicidade

Sobre os recenseadores, assim que confirmarem o interesse (pontos de coleta ficarão abertos das 8 horas ao meio-dia e das 13 horas às 17 horas), participarão do treinamento intensivo. Serão cinco dias com dois turnos de capacitação.

Pontos de coleta

  • Barros Cassal – Rua Maurício Cardoso, 1177, Centro
  • Boqueirão do Leão – Rua 5 de Junho, 642, Sala da Defesa Civil
  • Encruzilhada do Sul – Praça Dr. Ozy Teixeira, 46, 2º andar
  • Pantano Grande – Rua Waldo Machado Oliveira, 177
  • Passo do Sobrado – Rua Francisco Pappen, 271, Centro
  • Rio Pardo – Rua Andrade Neves, 679, Centro
  • Santa Cruz do Sul – Rua Gaspar Silveira Martins, 1.835, Salas 106 e 107, Centro
  • Sinimbu – Rua Bernardo Fuerstenau, 306
  • Vale do Sol – Rua Augusto Emmel, 96
  • Venâncio Aires – Acesso Imperatriz Dona Leopoldina, 3.100 (Parque do Chimarrão)
  • Vera Cruz – Rua Ipiranga, 648, Centro

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.