Falta menos de um mês para começar o levantamento domiciliar do Censo 2022. A partir de 1º de agosto, 353 profissionais devem passar em todas as residências da região de atuação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Eles aplicarão questionário para a coleta de informações, que servem como base para implementação de políticas públicas e decisões de governo.
O processo seria realizado em 2020, mas teve dois adiamentos, o primeiro em decorrência da pandemia e o segundo por dificuldades orçamentárias. Em 2022, o IBGE já realizou duas seleções, com divulgação dos resultados em 20 de maio e 30 de junho, que definiu quem poderá participar do treinamento e, posteriormente, atuar no levantamento de dados.
LEIA TAMBÉM: Supervisores do IBGE começam pesquisa urbanística em Santa Cruz; entenda
Publicidade
Nesta segunda-feira, 11, será publicado edital de convocação dos recenseadores. Os nomes estarão nos sites da Fundação Getúlio Vargas e do IBGE. As pessoas citadas deverão comparecer aos postos de coleta para confirmar o interesse de atuação.
De acordo com o coordenador de área, Luiz Eduardo Braga, eles serão informados sobre o local do treinamento, entre os dias 18 e 22. A classificação nesta fase define se o candidato poderá atuar. “Quem está apto já pode procurar o posto de coleta para que seja agilizado o processo”, adianta Braga.
LEIA TAMBÉM: Sinimbu debate limites do município em reunião com o IBGE
Publicidade
Na última semana de julho ocorre a etapa burocrática, com a entrega de documentação para os contratos. A partir de 1º de agosto, serão feitas as coletas em todos os 5.570 municípios brasileiros.
Luiz Eduardo Braga comemora o desempenho do trabalho das equipes. Em junho, foram chamados os agentes censitários municipais e supervisores, que passaram por treinamento. No dia 20, começaram as pesquisas de características urbanísticas dos municípios. São verificadas questões estruturais, como arborização, bocas de lobo, paradas de ônibus, calçamento e iluminação. O prazo para a conclusão dessa etapa é 12 de julho, tido como exíguo, sobretudo, se considerar que houve grande período de chuva. “Estamos concluindo esse processo, o que é bem positivo, como mostra do trabalho do grupo, que enfrentou a chuva para apurar os dados”, enfatiza.
LEIA TAMBÉM: IBGE inicia a convocação dos aprovados em Santa Cruz
Publicidade
Sobre os recenseadores, assim que confirmarem o interesse (pontos de coleta ficarão abertos das 8 horas ao meio-dia e das 13 horas às 17 horas), participarão do treinamento intensivo. Serão cinco dias com dois turnos de capacitação.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.