A tapioca virou uma grande aliada de quem faz dieta. Por ser prática de fazer e ser mais saudável que o pão, ela passou a fazer sucesso com quem procura perder uns quilinhos. A ausência de glúten e sódio facilitou a popularidade da fariha.
Porém, além da tonalidade branquinha que conhecemos, é possível deixar a tapioca colorida e mais divertida. A utilização de ingredientes extras, como beterraba e cenoura, pode dar mais vida a esse prato que se tornou tão comum na mesa dos brasileiros.
Confira algumas receitas que darão mais cor para sua refeição. As opções foram retiradas do Blog do Elo7:
Publicidade
Tapioca rosa
250 gramas de polvinho doce
1/4 de beterraba crua
Preparo
Publicidade
Bata no liquidificador o pedaço de beterraba junto a 200 milímetros de água. Deixe bater por aproximadamente 1 minuto em velocidade alta, para que a beterraba fique em pedacinhos minúsculos. Coe (de preferência 2 vezes) e reserve 150 milímetros do suco.
Misture aos poucos o suco da beterraba ao polvilho para hidratá-lo. O ponto certo da hidratação é quando se faz um montinho de massa apertando na mão e ela não se quebra tão facilmente. Se ficar mole demais, é necessário colocar um pouquinho mais de polvilho. E se ficar muito esfarelada, um pouco mais de suco.
Tapioca amarela
Publicidade
250 gramas de polvilho doce
1 cenoura grande inteira
Preparo
Repita o mesmo processo da tapioca de beterraba. Porém, como a cenoura é mais fibrosa – e entra na receita em maior quantidade – é necessário coar de duas a três vezes, para que fique somente o suco dela, sem a polpa.
Publicidade
Para preparar a tapioca, é necessário passá-la pela peneira. Coloque um punhado de massa e pressione com as mãos na peneira. Cairá o pó fininho. Isso pode também ser feito diretamente sobre a frigideira quente.
Com a frigideira já aquecida, coloque aproximadamente 2 colheres de sopa de tapioca. Ajeite rapidamente com a colher, antes que ela comece a coagular. Quando as bordas começarem a subir, é hora de virá-la (ou se preferir, já coloque o recheio nesse momento e dobre-a ao meio. Se for queijo, isso ajudará no processo de derretimento.
Publicidade