Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EU, GOURMET

Receita para o Dia das Mães: o estrogonofe de cogumelos

Fonte de vitaminas do complexo, os cogumelos são alimentos que ajudam a fornecer energia ao corpo e desempenham um importante papel no sistema nervoso e na produção de hormônios. Nesse Dia das Mães, prepare um estrogonofe de cogumelos delicioso para comemorar essa data tão especial!

A chef e docente do Senac Santa Cruz do Sul, Cátia Leal, ensina passo a passo para você conquistar sua mãe duplamente, pelo coração e pelo estômago! Confira as dicas e bom proveito!

Com o que e como fazer

Ingredientes (para 5 porções)
Meia cebola pequena finamente cortada
1 dente de alho picado finamente
2 colheres de sopa com ervas frescas (tomilho, orégano, e cebolinha)
2 colher de sopa de azeite de oliva
200 g de shimeji preto
200 g de shimeji branco
200 g de shitake
Meio tomate cortado em cubos (sem pele)
350 g de requeijão
Sal a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
3 colheres de sopa de salsinha picada

Publicidade

Preparo: em uma panela, refogue a cebola no azeite de oliva. Quando ela murchar, coloque o alho e as ervas até que libere perfume, adicione todos os cogumelos picados grosseiramente ou em pequenos buquês e refogue por cinco minutos. Acrescente os tomates em cubos, o sal e a pimenta-do-reino, misture. Coloque o requeijão e misture bem. Apague o fogo e adicione a salsinha. Sirva com arroz branco, batata palha ou batata rústica e uma salada bem colorida.

Confira receitas, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com.

LEIA TAMBÉM: Prato do dia: aprenda a fazer pasta alla Norma

Publicidade

Fala, Baco

Talvez esta seja a região produtiva mais popular de Portugal, Vinhos Verdes DOC, localizada na província do Minho, no noroeste de Portugal, quase na divisa com a Espanha e margeada pelo Oceano Atlântico. Tal região recebe a brisa do Atlântico em seu solo rochoso composto por granitos. Tais vinhos podem ser brancos, tintos, rosés ou espumantes e sempre carregam elevada acidez, uma de suas características mais marcantes, pois a colheita das uvas é realizada antes do ponto máximo de maturação, trazendo também um álcool mais baixo devido a menos açúcar na uva. O vinho verde foi a primeiro bebida exportada de Portugal para outras regiões da Europa, juntamente com o bacalhau português.

Um desses representantes dos vinhos verdes é o branco Bico Amarelo 2020 – um blend com as castas Loureiro, Alvarinho e Avesso –, produzido pela centenária Herdade do Esporão, gigante portuguesa do mundo dos vinhos. Possui bela coloração amarela com reflexos esverdeados. Ao ser aberto, imediatamente libera seus agradáveis aromas frutados cítricos tropicais e florais com aquele contorno mineral – percebe-se jasmim, pêssego, pêra, melão e damasco. Em boca é fresco, jovem, com acidez presente e amplo final. Possui menos dulçor e quase nada de frisância, como seus pares da mesma região.

Pelas suas características, faz perfeita harmonização com peixes e frutos do mar, comida japonesa e mesmo preparos com bacalhau.

Publicidade

Possui 11,5% de graduação alcoólica, e o ideal é degustá-lo na temperatura de 8 a 10 graus.

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

LEIA TAMBÉM: Receita do dia: aprenda a preparar um delicioso prato com a polpa da linguiça

Publicidade

Você sabia?

O shimeji é um cogumelo rico em proteínas, fibras, minerais e vitaminas, além de possuir baixa quantidade de calorias. É rico em fósforo, magnésio, vitamina B3 e potássio, sendo um ótimo aliado no controle da pressão arterial. Entre seus benefícios, pode-se destacar a ação antimicrobiana, antioxidante e melhora na digestão, além de ajudar a controlar o diabetes, colesterol e melhorar a imunidade. Seu gosto também agrada a muitos paladares, tanto que é muito comum em restaurantes de comida japonesa.

Como esse é um ingrediente que conta com grande quantidade de proteínas, é uma ótima opção para quem não consome carnes, mas também é muito bem-vindo no prato de quem as consome, já que é supernutritivo e tem um gosto ímpar. O shimeji é um dos cogumelos mais saborosos na culinária e pode ser preparado de forma rápida, apenas com um refogado na manteiga ou no azeite.

Vinho dá poesia, poesia dá vinho.

Publicidade

Raoul Ponchon

A todas as mães, parabéns pelo seu dia!

LEIA TAMBÉM: Receita do dia: aprenda a preparar o tartar de cenoura

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.