Categories: Regional

Receita Federal inaugura o novo prédio em Santa Cruz

Embora já esteja aberta para atendimentos há quase um mês, desde o dia 8 de outubro, a nova sede da Receita Federal em Santa Cruz do Sul será oficialmente inaugurada nesta quarta-feira, 6. A programação está marcada para as 11 horas, junto ao novo endereço, na Rua Gaspar Silveira Martins.

“A solenidade será aberta à comunidade, estão todos convidados. Será bem simples, com um ato cívico, pronunciamento, corte da fita e visita pelas instalações”, antecipa o delegado da Receita Federal, auditor fiscal Leomar Padilha.

Para ele, a sede demonstra a importância que Santa Cruz tem no cenário econômico. “A cidade é extremamente organizada, muito bem apresentada. Seu acesso (o Grasel) é um destaque e esse novo prédio, também na entrada da cidade, demonstra o quanto é bonita e moderna.”

Publicidade

Além disso, Padilha reforça que o novo empreendimento é extremamente funcional, moderno, confortável e sustentável, e vai trazer grande conforto para os contribuintes, bem como adequação para os servidores.

Orçada em R$ 23,7 milhões, a obra teve a pedra fundamental lançada no dia 29 de abril de 2014 e foi entregue oficialmente à Receita Federal no último dia 28 de setembro – quando teve início a mudança do antigo endereço, na Rua Felipe Jacobus, para a nova estrutura.

Com sete andares, subsolo e estacionamento, o prédio tem área total de 6.890,95 metros quadrados e 49 vagas de estacionamento. A unidade de Santa Cruz abrange 69 municípios dos vales do Rio Pardo, Taquari e Caí, e abrigará também a Procuradoria da Fazenda Nacional.

Publicidade

LEIA MAIS: FOTOS: como ficou a nova sede da Receita Federal em Santa Cruz

Andar por andar

Primeiro andar: conta com recepção, guichês e uma sala de espera. É onde funciona todo o atendimento para os contribuintes, para necessidades como certidão negativa, problemas com a malha fina, protocolo de pedido de restituição e ressarcimento.

Publicidade

Segundo e terceiro: conta com salas de treinamento e o auditório, com capacidade para cem pessoas. A Procuradoria Geral da Fazenda passará a ocupar o terceiro andar do novo prédio.

Quarto: é onde funciona o setor de arrecadação, cobrança e análise de direito creditório. É considerada uma seção importante, que trata de orientação tributária, regimes especiais e restituição de Imposto de Renda.

Quinto: setores de fiscalização e seção aduaneira. São espaços onde os servidores fiscalizam se os contribuintes estão pagando seus tributos, como Imposto de Renda, PIS e Cofins, além de cuidarem do comércio exterior e do combate ao contrabando.

Publicidade

Sexto e sétimo: o sexto andar abriga o gabinete do delegado, além das sessões de tecnologia e logística. Já o sétimo pavimento conta com um espaço de convivência para funcionários, onde serão estruturadas uma biblioteca e uma academia.

De delegacia para agência

A reclassificação da unidade local, de delegacia para agência da Receita Federal – confirmada no fim de julho pelo superintendente da Receita na 10ª Região Fiscal, Luiz Fernando Lorenzi –, deve ocorrer a partir de janeiro do próximo ano.

Publicidade

Os serviços prestados ao público, no entanto, irão se manter. Apenas a gestão de trabalho será executada por outras unidades. “O público poderá solicitar os mesmos procedimentos que já vem solicitando”, esclarece o delegado da Receita Federal de Santa Cruz, auditor fiscal Leomar Padilha.

LEIA MAIS: Superintendência dá como certa a extinção da Delegacia da Receita Federal

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.